Mestrado Profissional em Administração Pública abre inscrições
O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), integrado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras 40 instituições de ensino, oferece 600 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026. O curso, destinado prioritariamente a servidoras e servidores dos quadros técnico-administrativo em educação e docente das instituições federais de ensino, reserva 16 vagas para a UFPel. As inscrições serão recebidas de 20 de outubro a 10 de dezembro, pelo site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).
Para participar do processo seletivo, é necessário a apresentação do resultado de um dos testes de proficiência da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Anpad), da edição de novembro de 2023 ou posterior. O processo seletivo é organizado com base no teste da Anpad, que avalia interpretação em línguas portuguesa e inglesa, resolução de problemas lógico-matemáticos, análise e argumentação.
As vagas dividem-se em três categorias. Duas são exclusivas para servidoras e servidores da UFPel e de outras Instituições Federais de Ensino não associadas ao curso. A terceira é voltada à comunidade em geral. As ações afirmativas, de reserva de 20% das vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e/ou com deficiência, abrangem as três possibilidades de ingresso.
Em rede nacional
O Profiap é um programa em rede nacional, criado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com apoio da área de educação a distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação pública vinculada ao Ministério da Educação. A proposta do curso é formar formar profissionais com compreensão sobre o papel do Estado no Brasil, o exercício da cidadania e as questões éticas, sociais e ambientais necessárias às políticas públicas, para fins de contribuir com a melhoria das práticas administrativas nas organizações públicas.
As informações sobre o curso e o processo seletivo estão disponíveis no Edital e na página do Mestrado Profissional. Na UFPel, o curso é ministrado no Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (câmpus Anglo), na modalidade semipresencial. O atendimento é realizado pelos e-mails profiap.ufpel@gmail.com e profiap@ufpel.edu.br.
Isenção
Poderá ser solicitada a isenção do pagamento da taxa de inscrição, desde que se comprove a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para isso, a candidata ou candidato deverá solicitar o benefício, de 24 a 28 de novembro, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível nos sites da Fadepe e do Profiap.
