Antropologia e Meio Ambiente: aula inaugural aborda “a doma genética e os futuros multiespécie no Sul do Brasil”
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizará a sua aula inaugural, referente ao segundo semestre letivo de 2025, em 29 de setembro, das 19h às 22h, no auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (Cehus) da UFPel (rua Alberto Rosa, 117, no câmpus Porto). A atividade, com o tema “A doma genética e o estreitamento dos futuros multiespécie” será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Jean Segata.
A aula abordará as transformações nas relações entre humanos, gado e ambiente nos campos do Sul do Brasil, por meio da consolidação de raças bovinas valorizadas pela qualidade da carne. A palestra descreverá como o processo de melhoramento genético, que articula biotecnologias avançadas e saberes locais, tem redesenhado a pecuária.
Serão discutidos os efeitos dessas práticas: por um lado, o fortalecimento dos fluxos genéticos e o posicionamento do gado brasileiro em mercados globais; por outro, a consequente redução diversidade e o desaparecimento de raças consideradas economicamente ineficientes, juntamente com os modos de vida e as tradições associados. O evento, gratuita e aberta ao público em geral, é realizado em conjunto com os cursos de graduação em Antropologia e Ciências Sociais da UFPel.
