Acessibilidade e inclusão: oficinas para servidoras e servidores estão com inscrições abertas
No mês em que se celebram, nacional e internacionalmente, datas simbólicas para a acessibilidade e inclusão, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferece oficinas para servidoras e servidores da Instituição. De 22 a 26 de setembro, serão abordados a Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição, desenho universal da aprendizagem e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Quem tiver interesse em participar, docentes e técnicas e técnico-administrativos, deve enviar o pedido de inscrição pelo formulário eletrônico.
A iniciativa, da Coordenação de Acessibilidade (Coace), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), busca contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas e para o enfrentamento ao capacitismo, o crime de discriminação às pessoas com deficiência. Setembro contempla o “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência” (21/9), o “Dia Nacional do Surdo” (26/9) e o “Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Libras” (30/9).
Oficinas
As atividades, presenciais, serão realizadas no 4º andar do câmpus Anglo (rua Gomes Carneiro, 1), na saguão e na sala de reuniões da Proafe.
Oficina “Coace em Libras” – 22/09, das 14h30 às 17h30
Oficina de Audiodescrição – 23/09, das 17h às 18h30
Oficina “Desenho Universal da Aprendizagem’ – 25/09, das 09h às 11h
Oficina “Recursos de Acessibilidade para pessoas com Deficiência Visual” – 26/09, das 9h às 11h
