Início do conteúdo

Trajetórias de pesquisa na UFPel são destacadas pela Fapergs

Os resultados de duas premiações promovidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) foram divulgados em 1º de setembro. Entre as pesquisadoras e pesquisadores contemplados, docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberam o reconhecimento da Fundação nas premiações “Pesquisador Gaúcho 2025” e “O Futuro da Terra”.

A professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel Raquel Recuero venceu o Prêmio “Pesquisador Gaúcho 2025” na categoria Ciências Humanas e Sociais. A distinção valoriza sua trajetória em pesquisas sobre desinformação, especialmente em contextos de crise relacionados à saúde e ao clima, tema central da edição deste ano, marcada pelo lema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”.

Segundo Raquel, o trabalho sobre desinformação em contextos de crise, particularmente em saúde e clima, foi ressaltado pela Fapergs. “Desses estudos surgiram várias cartilhas de recomendações para lidar com a desinformação, tanto publicadas pelo grupo, quanto por outros centros, além de gerar parcerias no RS, entre a UFPel, o Ministério Público Federal da 4ª região e várias universidades”, relata. A entrega do prêmio ocorrerá em 21 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

Já o professor do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da UFPel Maurício Oliveira foi contemplado na categoria Inovação e Tecnologia Rural, do Prêmio “O Futuro da Terra 2025”. A homenagem, concedida em parceria com o Jornal do Comércio, foi entregue durante a 48ª Expointer, realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio.


Texto: Pedro Farias