Início do conteúdo

Dicionário de História de Pelotas, Volume II: Obra revela a história contemporânea da cidade

Foi concluída a escrita do Dicionário de História de Pelotas, Volume II, uma obra que amplia e aprofunda o conhecimento sobre a história da cidade a partir de 1960 até os dias atuais. O livro reúne a contribuição de 133 especialistas de diversas áreas do saber, envolvendo pesquisadores de História, Administração Pública, Antropologia, Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Conservação e Restauro, Direito, Educação, Geografia, Museologia, Nutrição, Relações Internacionais, Jornalismo, Epidemiologia e Veterinária.

Diferentemente do primeiro volume, o segundo traz verbetes mais detalhados, que contemplam temas inéditos e interdisciplinares. A diversidade das abordagens enriquece o panorama histórico, revelando facetas até então pouco exploradas da evolução de Pelotas. Entre os destaques do novo volume estão três grandes eixos temáticos: a história dos bairros da cidade (Fragata, Areal, Simões Lopes, Lindóia, Pestano, entre outros), a trajetória das fábricas locais, com ênfase nas tradicionais conserveiras Agapê, Casa Verde e Vega, e a história institucional da UFPel, contemplando cursos fundamentais como Medicina, Enfermagem, Arquitetura e Engenharia Agrícola.

O trabalho resgata e atualiza temas históricos clássicos como “Indígenas”, “Charqueadores” e “Charqueadas”, e ainda incorpora verbetes inéditos sobre aspectos sociais e culturais, como “cortiços” e “benzeduras”. A obra conta também com um rico acervo fotográfico, reunindo imagens de coleções pessoais e do projeto Fototeca UFPel, que dialogam com a memória coletiva da cidade e alimentam debates nas redes sociais sobre espaços históricos de Pelotas.

O primeiro volume, organizado pelos saudosos Mario Osorio Magalhães e Bia Ana Loner, junto à professora Lorena Almeida Gill, já se consolidou como referência e está esgotado na versão física e com quase 150 mil visualizações na versão digital, sendo uma das obras mais acessadas do sistema Guaiaca da UFPel.

O Dicionário de História de Pelotas, Volume II é fruto do empenho do Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner, que possui quase 94 mil processos trabalhistas, fonte fundamental para compreender a história do trabalho na cidade. A obra foi organizada pelos historiadores Lorena Almeida Gill, Paulo Koschier, Jonas Vargas (Instituto de Ciências Humanas da UFPel) e pelo professor da Faculdade de Educação e colecionador de fotografias antigas da cidade, Eduardo Arriada.

A previsão é que o lançamento seja feito ainda este ano, em comemoração aos 35 anos do Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner, fundado no ano de 1990.