Início do conteúdo

SEI UFPel passará a ter autenticação em dois fatores

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFPel adotará nas próximas semanas, de forma obrigatória, um mecanismo de autenticação em dois fatores para acesso ao sistema. Este é um recurso amplamente adotado no ambiente virtual para dar mais segurança aos conteúdos e sistemas.

Adota dois elementos para a autenticação: algo que se sabe – o login e a senha – e algo que se tem – um código gerado por aplicativo ou uma mensagem por SMS, por exemplo. Esse mecanismo reduz drasticamente o risco de acessos indevidos, mesmo que usuário e senha acabem sendo descobertos por terceiros.

Essa mudança é importante, pois o SEI reúne informações estratégicas e documentos administrativos sensíveis. Proteger esse ambiente é uma responsabilidade institucional — e também coletiva. Dessa maneira, a adoção da autenticação em dois fatores está alinhada às melhores práticas de segurança da informação e vem sendo implementada em diversas universidades e instituições públicas, especialmente diante do aumento de ataques cibernéticos.

Utilização já disponível

Os usuários do SEI, entretanto, já podem utilizar a funcionalidade já possa ser utilizada de forma opcional, antes mesmo do início compulsório. Por isso, a Comissão de Gestão e Acompanhamento do SEI sugere que quem utiliza o sistema já ative o recurso desde agora, para aproveitar este período de transição para conhecer o funcionamento dessa autenticação.

Para auxiliar no processo, a comissão proporciona tutoriais para auxiliar na adoção:
– Tutorial da UFPel
– Tutorial do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Publicado em 22/08/2025, nas categorias Destaque, Notícias.