Unidade Cuidativa da UFPel é selecionada em programa estadual voltado a pessoas acima de 60 anos
A Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi o único serviço da região sul do Estado selecionado para receber recursos do novo programa do governo do Rio Grande do Sul, o Saúde 60+ RS, que irá especializar equipes para o atendimento de pessoas com 60 anos ou mais.
Segundo a diretora da Faculdade de Medicina da UFPel (Famed) e coordenadora da Unidade Cuidativa, Julieta Fripp, a seleção é motivo de orgulho e amplia a capacidade de atendimento do serviço. “Foram mais de 60 propostas apresentadas, e a Cuidativa ficou entre as 10 selecionadas. Já possuímos vocação para o atendimento de pessoas com mais de 60 anos e, agora, com o programa 60+, vamos ampliar muito a nossa capacidade instalada, tanto no espaço de trabalho quanto com equipes organizadas para esse público”, destacou.
O programa prevê a atuação de equipes médicas e multiprofissionais. “Teremos geriatra, paliativistas, médicos de família, fisiatras, além de equipes interprofissionais com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. O objetivo é um cuidado integral para os pacientes”, explicou Julieta.
O acesso ao serviço se dará por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Os profissionais das UBS farão o diagnóstico de demência ou fragilidade, e, a partir daí, os pacientes serão encaminhados via sistema de regulação do Estado e do município para a Cuidativa. Não é possível procurar o serviço diretamente, o encaminhamento precisa vir da atenção básica”, esclareceu.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da Secretaria Estadual da Saúde. https://saude.rs.gov.br/saude60mais-rs
