Início do conteúdo

Palácio Piratini recebe a Exposição 8 de Janeiro: Restauração e Democracia

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Palácio Piratini, sede do governo do Estado, abre as portas ao público para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A programação inclui visita livre à Ala Governamental, visita especial para a imprensa e exposições, dentre elas “8 de Janeiro: Restauração e Democracia”, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No sábado, o Palácio receberá visitantes das 10h às 12h e das 13h às 17h. Já no domingo, o acesso será das 10h às 12h e das 13h às 18h. O público terá livre circulação pela Ala Governamental, que inclui ambientes como os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini. A visita será autoguiada, mas servidores estarão disponíveis para auxiliar e elucidar dúvidas. A atividade é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia, bastando apresentação de documento de identidade na recepção.

No vestíbulo principal, os visitantes poderão conferir a exposição da UFPel, instituição com a qual o Palácio Piratini mantém uma parceria de cooperação técnica. A mostra reúne fotografias que registram parte do processo de recuperação de 20 obras vandalizadas em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, e que foram recuperadas por professores, estudantes e técnicos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, projeto coordenado pela professora Andréa Bachettini. A curadoria é dos professores da UFPel Lauer Santos, Roberto Heiden e Renan Espírito Santo. As fotografias são da professora da UFPel e coordenadora-adjunta do projeto, Karen Caldas, do fotógrafo Nauro Júnior e de Mariana Alves, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sobre o Dia do Patrimônio

No Brasil, em 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio. No Estado, as comemorações alusivas à data começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado anualmente no terceiro fim de semana de agosto. A programação é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM). O Palácio Piratini participa do evento desde a primeira edição.

Quando: sábado (16/8) e domingo (17/8)

Horários: das 10h às 12h e das 13h às 17h, no sábado, e das 10h às 12h e das 13h às 18h no domingo. Último acesso 15 minutos antes do horário final.

Entrada: gratuita, sem necessidade de inscrição prévia

Acesso: apresentação de documento de identidade na recepção

Imagens: Álvaro Bonadiman