Início do conteúdo

14ª Semana do Folclore e Culturas Populares da UFPel destaca integração entre comunidade e Universidade

Agosto chegou e, com ele, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se prepara para receber a 14ª Semana do Folclore e Culturas Populares, tradicionalmente promovida pelo Núcleo de Folclore e Culturas Populares (NUFOLK). A programação acontece de 18 a 22 de agosto e terá como tema “Comunidade na Universidade”, propondo cinco dias de atividades abertas ao público, com oficinas, apresentações artísticas, aulas de dança e vivências sobre folclore e artes tradicionais.

O objetivo é aproximar a cultura popular da vida acadêmica, fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade, além de reafirmar o papel da extensão universitária como pilar do ensino superior e instrumento de transformação social.

Criado em 2010, o NUFOLK é um projeto unificado do Centro de Artes com ênfase em extensão universitária. Sua atuação contempla vivência, investigação, promoção, educação e difusão das artes populares e do folclore, por meio de diferentes estratégias e parcerias, fomentando também intercâmbios culturais com agentes e coletivos locais, nacionais e internacionais. A iniciativa contribui para a valorização da cultura nacional como patrimônio cultural.

Ao longo de suas 13 edições anteriores, a Semana do Folclore e Culturas Populares consolidou-se como um espaço de valorização dos saberes populares, fortalecendo a relação da UFPel com a comunidade.

Programação:

Segunda-feira (18/08) – 17h às 19h
Abertura: Performances artísticas, apresentação de trabalhos finais e aula aberta do Laboratório de Danças Populares Internacionais de Matrizes Tradicionais.
Local: Sala 601, Bloco 3, Centro de Artes.

Terça-feira (19/08) – 17h às 18h
PAPOFOLK: Culturas Populares na Educação Infantil – com Ana Carolina Freitas e Nathanael Peres.
Modalidade online, via Webconf.

Quarta-feira (20/08)
11h às 12h – Oficina: Introdução às Danças de Salão – Musicalidade e Ritmo, com Flávia Nascimento.
Local: Sala 201, AABB.
20h às 22h – Oficina: Aula aberta de Danças Brasileiras, com Isabel Urtassum, Yago Rodrigues e Anita Manzke.
Local: Sala do Globo, CESC.

Quinta-feira (21/08) – 17h30 às 19h
Oficina: Sapateios e Sapateados Brasileiros, com Bia Mattar.
Local: Sala 62, Bloco 3.

Sexta-feira (22/08) – 14h
Oficina: Samba de Salão, com Robson Porto.
Local: Sala do Globo, CESC.

As inscrições serão realizadas presencialmente, no horário e local de cada atividade. Todas as ações contarão com certificação.