UFPel sediará curso internacional com foco em biotecnologia genômica
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi uma das sete instituições brasileiras selecionadas para sediar um curso internacional promovido pelo Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO) em 2025. Intitulado “Curso de Biomodelos em Biotecnologia Genômica: Integrando Saúde Humana, Animal, Ambiental e Empreendedorismo“, o projeto foi aprovado com apoio do CNPq e terá coordenação de docentes da UFPel em parceria com professores de instituições de outros países da América Latina.
O curso acontecerá em formato híbrido, com um módulo teórico remoto entre os dias 27 e 31 de outubro e um módulo prático presencial de 10 a 14 de novembro, nas instalações do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, no Campus Capão do Leão.
As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto de 2025 e podem ser realizadas pelo site oficial do CABBIO.
Sobre o curso
O curso contará com 25 vagas distribuídas entre seis países: Brasil (9), Argentina (6), Uruguai (3), Colômbia (3), Paraguai (2) e Peru (2). A carga horária total será de 80 horas, sendo 40% teórica e 60% prática.
O público-alvo inclui pós-graduandos (mestrado e doutorado), pós-doutorandos, pesquisadores e professores universitários com formação nas áreas de Ciências Biológicas, Biotecnologia, Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária, Medicina ou áreas afins. É necessário que os candidatos tenham conhecimentos prévios em experimentação animal, biologia molecular, engenharia genética e bioinformática.
Mais informações pelo e-mail: cabbio@mcti.gov.br ou pelo telefone: (61) 2033-7779 – CGSB/MCTI.
