“8 de Janeiro: Restauração e Democracia” é tema de palestra no Museu do Doce
Entre as ações educativas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) após os atos de vandalismo ao patrimônio público em 8 de janeiro de 2023, o Grupo do Programa de Educação Tutorial (Pet) Conservação e Restauro, vinculado ao curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, promoverá palestra na segunda-feira (2), às 16h, no auditório do Museu do Doce (Praça Coronel Pedro Osório, 8, com entrada pela rua Barão do Butuí). A atividade, “Ações Educativas 8 de Janeiro: Restauração e Democracia”, abordará as ações de valorização e promoção da democracia por meio da conservação e restauração dos bens culturais do Palácio do Planalto.
As educadoras patrimoniais Liza Martins e Marta Bonow compartilharão com a comunidade o trabalho desenvolvido pelo projeto da UFPel Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura (Lacorpi), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Presidência da República, por meio da Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais. Durante o evento, também será realizado o lançamento de uma cartilha de educação patrimonial sobre a atuação da UFPel em Brasília.
Durante a exposição “8 de Janeiro: Restauração e Democracia”
Além da palestra, outras ações educacionais estão previstas, de forma acompanhar a exposição fotográfica “8 de Janeiro: Restauração e Democracia”, na Sala Frederico Trebbi, localizada no saguão da Prefeitura Municipal de Pelotas. De 9 a 13 de junho, a programação inclui, entre outras atividades, a exibição de vídeo de sensibilização sobre os atos de destruição do patrimônio artístico de 8 de janeiro de 2023, oficinas de atividades lúdicas “Brincando de ser restaurador(a) do patrimônio brasileiro” e a exposição do projeto “Lacorpi vai às escolas”, sobre os processos de restauração.
As atividades serão realizadas na segunda-feira (9), das 14h às 16h; na terça-feira (10), das 9h às 11h; na quinta-feira (12), das 9h às 11h e na sexta-feira (13), das 14h às 16h. As ações educativas com escolas são agendadas com o Grupo Pet Conservação e Restauro, pelo e-mail pet.conservacao.restauro@ufpel.edu.br.
>>Exposição ‘8 de Janeiro: Restauração e Democracia’ chega a Pelotas
>>UFPel lança documentário sobre restauração de obras vandalizadas no 8 de janeiro
>>UFPel leva exposição sobre as obras vandalizadas em 8 de janeiro às escolas do Distrito Federal
