Doutorado e mestrado em Ciência Política abrem inscrições
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado. As candidaturas serão recebidas até 28 de junho, por e-mail.
Entre outros requisitos, poderão participar do processo seletivo, para o curso de mestrado, quem possuir graduação ou apresentar declaração de provável formanda ou formando. Já para para o nível de doutorado, é necessário título de mestrado ou comprovação ou declaração de provável concluinte, com a data prevista para a defesa de dissertação.
São oferecidas 16 vagas para o curso de doutorado e 20 para o mestrado. O Processo Seletivo, para ambos os níveis, é organizado em três etapas: análise do projeto, defesa e avaliação do currículo Lattes. Mais informações estão disponíveis nos Editais e na página do Programa.
Ações Afirmativas
As oportunidades de ingresso nos Programas de Pós-Graduação da UFPel, conforme resoluções do Conselho Universitário (Consun), são destinadas à política de ações afirmativas: 25% para pessoas negras, quilombolas, indígenas e/ou com deficiência e 5% para travestis e transexuais. Também há reserva de vagas (10%) para servidoras e servidores da Instituição.
Isenção
A candidata ou candidato poderá solicitar a sua isenção da taxa de inscrição, caso comprove a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para isso, é necessário anexar a documentação comprobatória, dentro dos prazos estabelecidos pelos editais.
