Nota de falecimento: José “Pepe” Mujica, doutor honoris causa da UFPel
Faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai José Alberto “Pepe” Mujica Cordano. Figura emblemática da política latino-americana, Mujica teve uma trajetória marcada pela defesa da democracia, da justiça social e dos direitos humanos. Ex-guerrilheiro tupamaro, foi preso durante a ditadura militar uruguaia, permanecendo encarcerado por 14 anos. Com a redemocratização, seguiu contribuindo com a vida pública do país: foi deputado, senador, ministro e presidente do Uruguai entre 2010 e 2015.
Em reconhecimento à sua trajetória e ao compromisso com a integração regional, a Universidade Federal de Pelotas concedeu a Mujica o título de Doutor Honoris Causa em 19 de abril de 2024. A cerimônia foi realizada na Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC), em Rivera.
Na ocasião, Mujica proferiu um discurso marcante, em que abordou temas como a natureza humana, a luta pela sobrevivência, a organização social em civilização e o egoísmo que, segundo ele, impede que as sociedades se unam por um bem comum. “Sigo confiando en los hombres, a pesar que todos los días me desconcentran [Sigo confiando nos homens, mesmo que todos os dias me desconcentrem, em livre tradução]”, afirmou, ressaltando também a importância da educação pública.
A UFPel se solidariza com o povo uruguaio, com os familiares, amigos e com todos aqueles que foram tocados pelo exemplo e pela história de Pepe Mujica.