Química Industrial, Arqueologia e Museologia recebem boas avaliações do MEC
No mês de março, os cursos de Arqueologia, Química Industrial e Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberam visita in loco do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em mais uma etapa dos seus processos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento.
Química Industrial e Museologia obtiveram o conceito de curso (CC) igual a cinco e Arqueologia atingiu o conceito de curso (CC) quatro (em uma escala de um a cinco), sendo considerados muito bons pelas comissões de avaliadores do INEP/MEC. Esse conceito é um dos elementos utilizados pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) para deferir o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de um curso.
A comissão do INEP avalia os cursos levando em consideração as três dimensões (Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura), os requisitos legais e os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente.
O resultado da avaliação in loco é divulgado através de relatório no sistema e-MEC e o Núcleo de Regulação de Cursos encaminha às unidades acadêmicas e setores administrativos participantes do processo.