LYSIS – Núcleo de Estudos sobre Suicídio e Modos de Vida da UFPel seleciona membros
O LYSIS – Núcleo de Estudos sobre Suicídio e Modos de Vida da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 14 de março, sua palestra inaugural: “Sobre a Morte Voluntária – Sobre a Origem dos Nossos Preconceitos Morais e Crítica da Compreensão Contemporânea do Suicídio”. Após, haverá um encontro para apresentação do LYSIS e inscrição de novos membros interessados em integrar o grupo. A atividade será às 9h30min, no Auditório Andrew Andrade Valadão, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1).
O encontro é aberto ao público e abordará o tema do suicídio sob diferentes perspectivas históricas e filosóficas. O palestrante será o professor Alexandre Henrique dos Reis, coordenador do LYSIS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário.
O LYSIS oferece um espaço para integrar diferentes áreas do saber e fomentar discussões profundas. Conforme a ementa da palestra, desde a Antiguidade, pensadores defenderam a morte voluntária como um ato de liberdade, enquanto a tradição cristã e as legislações medievais impuseram duras restrições. “Por que a sociedade continua a lidar com esse tema de forma controversa? Quais são os limites entre autonomia e fatalidade?” são questionamentos que serão levantados.
Em caso de dúvidas, contato pode ser feito pelo e-mail grupolysis@gmail.com.
Suporte emocional
As pessoas que precisam de ajuda podem recorrer ao Centro de Valorização da Vida (CVV), grupo de voluntários que oferecem apoio emocional gratuito. Saiba mais.