Projeto de pesquisa discute profissionalização e desafios da docência
Integrantes do projeto de pesquisa “A constituição da docência da geração REUNI de professores das universidades federais do Brasil: desafios e práticas em tempos contraditórios”, estiveram reunidos no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH/UFPel) com o Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária. A intenção era realizar uma série de apresentações para tratar sobre as reflexões e análises da profissionalização da docência, com destaque para a compreensão dos saberes e práticas que caracterizam a fase de estabilização na carreira docente. O encontro ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de janeiro.
O projeto, coordenado pela professora Maria Isabel da Cunha e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), envolve seis Instituições Superiores (IES): UFPel, Unipampa, Universidade de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Federal Catarinense.
Ao longo dos dias de apresentação, os trabalhos acadêmicos analisaram os professores que ingressaram no corpo docente por meio da expansão promovida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), com foco nos docentes que estão entre oito e 15 anos de carreira profissional, período que é conhecido, segundo estudos da área, como a fase da estabilização da carreira. “Esse cenário é desafiador para os docentes que precisam acionar saberes de diferentes origens e matrizes para alcançar a positividade da prática pedagógica que exercitam”, afirmou Maria Isabel.
Ainda durante as apresentações, foram abordados diversos temas pelos pesquisadores docentes e por bolsistas de Iniciação Científica, entre eles o desenvolvimento profissional; as mudanças da profissão; desafios da docência; autonomia; entre outros tópicos. Outro tema destaque foi a inclusão da Inteligência Artificial no apoio de estudos qualitativos da área.
O projeto de pesquisa tem previsão de ser concluído no final de 2025, com objetivo de contribuir com o campo dos saberes docentes, além de fomentar a qualidade do ensino nas IES envolvidas.