Início do conteúdo

Equipe da UFPel Viaja a Brasília para Cerimônia e Entrega de Obras Restauradas do 8 de janeiro

Uma equipe da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está em Brasília para participar de uma cerimônia em memória dos eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 e para a entrega final de 20 obras de arte restauradas pertencentes ao Palácio do Planalto. A cerimônia, que ocorrerá nesta quarta-feira (8) no Palácio do Planalto, contará com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Primeira-dama Janja Lula da Silva e outras autoridades. O final, será marcado pelo ato simbólico “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes.

A entrega oficial das obras faz parte do projeto “Ação Brasília”, conduzido pelo Laboratório de Conservação e Restauro de Pinturas (LACORPI) da UFPel. O laboratório funcionou durante 10 meses no Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, e se dedicou à restauração de obras de arte danificadas no Palácio do Planalto, reforçando a conexão entre ciência, técnica, ensino, pesquisa, extensão e comunidade. Dentre as restaurações, destacam-se importantes obras de arte vandalizadas em 8 de janeiro de 2023: a pintura “Mulatas à Mesa”, do modernista Di Cavalcanti; a obra tridimensional “Galhos e Sombras” de Frans Krajberg, e as esculturas em metal “Vênus Apocalíptica Fragmentando-se”, de Marta Minujín, e “O Flautista”, de Bruno Giorgi.

Uma cerimônia na sede do IPHAN também marcará o lançamento de um livro-arte e um documentário que registra o processo de restauração, em parceria com a Direção Curatorial dos Palácios Presidenciais, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e a UFPel. A Reitora Isabela Fernandes Andrade, a Vice-Reitora Úrsula Rosa da Silva, o Presidente da Fundação Delfim Mendes Silveira Cersar Bergoli e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Paulo Ferreira Júnior acompanham a equipe do Projeto Lacorpi Ação Brasília, que inclui a professora Andrea Bachettini (coordenadora do LACORPI), a professora Karen Caldas (coordenadora do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis), o professor Michael Kerr (diretor do documentário), a técnica Keli Scolari (conservadora-restauradora), o técnico André Barcellos (realizador do documentário), Liza Bilhalva (responsável por atividades de Educação Patrimonial) e Nauro Júnior (fotógrafo).

Para a coordenadora Andrea Bachettini, esse momento simboliza um marco na preservação do patrimônio cultural brasileiro. “A Ação Brasília não só restaura obras de arte, mas também reforça a importância da memória e da cultura como pilares da nossa identidade nacional”, afirmou a professora. Além da entrega das obras, o projeto seguirá oferecendo exposições itinerantes sobre os processos de restauração, ampliando o impacto educativo e de conscientização sobre a preservação do patrimônio cultural.

Publicado em 07/01/2025, nas categorias Destaque, Notícias.