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Sistema Eletrônico de Informações (SEI) contará com módulo de consulta pública

Para fins de atualização e configuração do módulo de consulta pública do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o acesso à ferramenta ficará impossibilitado na quinta-feira (2), das 14h às 18h. O recurso permitirá que processos públicos sejam consultados pela comunidade externa à Universidade.

Em razão da desativação temporária do Sistema, as tramitações urgentes e o acesso a documentos devem ser realizados até 2 de janeiro, às 12h. O procedimento complementa a implantação da quarta versão do SEI. O Sistema  disponibiliza, desde novembro de 2024, nova interface, controle de prazos, comentários em processos e documentos, maior transparência, entre outras funcionalidades e recursos visuais.

Com a configuração do novo recurso, os documentos públicos gerados a partir de 1º de janeiro de 2025 poderão ser acessados pela comunidade em geral. Os anteriores, com data anterior de inclusão (documento externo ou automático) ou assinatura (documento gerado ou formulário), estarão inacessíveis pelo módulo de consulta pública, conforme definição da Comissão de Gestão e Acompanhamento do SEI.

O SEI na UFPel

O SEI é utilizado na UFPel desde novembro de 2017, com o objetivo de otimizar processos administrativos e a gestão de documentos. Com a utilização do meio eletrônico, a tecnologia evita a circulação de papel, o que traz contribuições ambientais e economia de tempo e de recursos públicos. Nesse período, foram gerados na UFPel cerca de 307 mil processos e 1,4 milhão de documentos. A tecnologia foi desenvolvida pela Justiça Federal da 4ª Região (TRF4) em 2009, que cede o direito de uso.