Início do conteúdo

Revista Cadernos do Lepaarq completa 20 anos de contribuição à ciência

A edição do Cadernos do Lepaarq da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publicada na terça-feira (17), comemora 20 anos de atuação na divulgação científica em Antropologia, Arqueologia e Patrimônio. O periódico editado pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (Lepaarq), do Instituto de Ciências Humanas (ICH), é publicado semestralmente, com acesso livre.

O número que marca as duas décadas de contribuição à ciência traz sete artigos e um ensaio visual; aborda temas diversos em Antropologia, a exemplo da arqueologia amazônica, as paisagens sagradas no Haiti e as ações da Comissão da Verdade na defesa dos direitos indígenas (as Comissões da Verdade são historicamente criadas quando há violações aos direitos humanos e rupturas com a ordem democrática, como no caso das ditaduras).

Ao longo de sua história, conforme um dos editores-chefes, Rafael Milheira, a revista passou por processo de transformação do físico para o digital, a ampliação para a abrangência nacional e conquistou avaliações positivas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação pública responsável por fiscalizar, avaliar e financiar os programas de pós-graduação do País. Esse reconhecimento, destaca, posiciona o Cadernos do Lepaarq “entre os principais periódicos científicos da área”.

A revista é integralmente sustentada pela UFPel. Conta com a atuação de professoras, professores e estudantes dos cursos de Arqueologia e Licenciatura em História da Universidade.