Balanço da 10ª SIIEPE: CIT aprofunda identidade inovadora
Realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, o Congresso de Inovação Tecnológica da UFPel buscou, nessa sua oitava edição, aprofundar a identidade de encontro da comunidade de inovação existente na Universidade. O evento contou com um total de 58 trabalhos apresentados em cinco sessões e ocorreu no saguão de entrada do Campus Anglo, integrando a programação da 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel.
O saldo do 8º CIT é positivo, segundo o coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (EPITTE) da UFPel, Felipe Marques, um dos coordenadores do evento. Para Marques, foi possível ver nas apresentações de forma evidente as iniciativas de inovação conduzidas por estudantes e servidores da Universidade.
Uma das razões, de acordo com o coordenador, foi a modificação da forma de apresentação dos trabalhos para essa edição. Se antes o formato se aproximava das exposições dos eventos acadêmicos, em 2024, a ideia é que este fosse feito em de uma forma próxima de um pitch, termo usado no meio empresarial para definir uma apresentação curta e direta com o objetivo de “vender” uma ideia, negócio ou produto.
Na opinião do coordenador, a adoção da nova apresentação permitiu que fossem percebido o grau de inovação em que estavam os trabalhos submetidos. Entre os pontos analisados, estavam os riscos, a aplicabilidade e a existência de concorrentes. Para tanto, foram também montadas bancas mistas, que traziam, além de pessoas ligadas ao meio acadêmico, pessoal do mercado, para trazer essa outra visão nas arguições. “Trouxemos o desafio de ir além”, comenta Marques.
Outro fato celebrado pelo coordenador do EPITTE foi a forte adesão à temática da sustentabilidade, tema geral da SIIEPE em 2024: “Muitos trabalhos conseguiram se encaixar em algum dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”.