Educação Ambiental é nova especialização a distância da UFPel
Na semana em que é celebrado o Dia da Educação a Distância, a Universidade Federal de Pelotas apresenta seu novo curso de pós-graduação na modalidade EAD, a Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (EAEES). Ligado ao Instituto de Biologia, o curso já ofereceu seu primeiro processo seletivo, com 150 vagas, para as quais concorreram quase 400 candidatos.
O curso foi criado para atender à Política Nacional de Educação Ambiental – regulamentada pela Lei nº 9.795 de 1999 –, que busca fortalecer essa importante política pública para a sustentabilidade no país por meio da formação de educadores ambientais. Assim, o novo curso da UFPel tem o objetivo de educar líderes comunitários com ênfase na organização de espaços educadores sustentáveis.
A especialização ainda aborda questões essenciais para o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, como inter e transdisciplinariedade, projeto político-pedagógico, formação de redes, movimentos de juventude e outros aspectos relacionados à gestão ambiental na escola e na comunidade, considerando as mudanças ambientais globais e a construção de espaços educadores sustentáveis.
Para chegar em tais objetivos, o curso apresenta uma carga horária de 374 horas distribuídas em quatro módulos, os quais abarcam dez disciplinas. Ele marca uma nova fase na educação a distância da UFPel, tendo sido estruturado com o apoio da equipe multidisciplinar institucional, aplicando técnicas de desenho didático específicas para EAD. Também traz um design gráfico padrão para o sistema e-AULA e para slides e vídeos, dando uma cara nova e mais integrada aos materiais.
Mais informações sobre a Especialização em Educação Ambiental podem ser encontradas neste link.