Início do conteúdo

Evento “ColetivAção” promove encontro entre Coletivos de Pelotas e alunos na UFPel

Iniciativa de estudantes e professores da UFPel possibilitou a aproximação dos Coletivos locais com a Universidade

No dia 19 de outubro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu o evento “ColetivAção”, que teve como objetivo construir um espaço de diálogo entre a Universidade e os Coletivos de Pelotas.

O evento contou com a presença dos representantes de mais de vinte Coletivos da cidade, além de alunos e professores da Universidade. Também estiveram presentes as professoras coordenadoras do projeto, professora Adriane Ferrarini, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Monika Dowbor, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, e a professora Karinne Emanoela Goettems dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Direito.

O evento promoveu o compartilhamento de experiências, informações e reflexões acerca das ações dos Coletivos, contribuindo para o reconhecimento recíproco de atividades comuns por ele realizadas, bem como acendeu um debate acerca do envolvimento e do papel da Universidade para com esses grupos.

Para tanto, o evento contou com diferentes atividades, entre elas grupos focais, que permitiram o espaço para discussão de perguntas-chaves sobre a atuação, desafios enfrentados pelos Coletivos e alternativas de superação. O público presente também pode aproveitar um coffee break e uma grande roda de conversa para compartilhar saberes e experiências.

“Além de estar trazendo a sua necessidade pra cá, ter uma possibilidade de ouvir outros coletivos, as mesmas coisas que tu sofre, praticamente as mesmas coisas, está sendo uma troca muito boa, e eu espero que a partir disso a gente possa melhorar e aprimorar a nossa coletividade no geral”, destaca Nega Lauren, representante dos Coletivos Inclusiva e Coletivo de Estudantes Quilombolas (CEQ).

A partir das discussões feitas entre os representantes dos Coletivos destaca-se a sugestão de uma maior abertura de canais de diálogo com a Universidade e acesso aos espaços em eventos tradicionais, assim como melhoria na divulgação de editais de extensão.

Por meio das rodas de conversa, também pode-se perceber a importância que os coletivos de Pelotas possuem para conectar as comunidades locais e a Universidade. Outro ponto a se destacar foi o potencial desses grupos para atuarem em conjunto em ações de pautas como justiça social, racial e de gênero.

“Eu acho que o inesperado foi fazer esse encontro, pensando de como a Universidade pode ajudar os coletivos e perceber que há nos coletivos uma necessidade de se unir com outros coletivos, tem uma vontade de trabalhar juntos para além das suas questões específicas. Isso me surpreendeu muito e eu acho que senti uma potência no encontro em torno dessa ação, super coletiva, fazer uma super coalizão de coletivos para dialogar”, explica Monika Dowbor, professora da UFPel.

Publicado em 07/11/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Ações Afirmativas e Diversidade, Extensão.