Educação Matemática: conheça o novo doutorado da UFPel
Formar e qualificar professores para a educação básica. Propor soluções e caminhos para a gestão da crise climática. Desenvolver modelos matemáticos que auxiliem no manejo de doenças, questões do clima, problemas da engenharia, da agronomia e da natureza em geral. Qualificar e apoiar a atuação de profissionais, no setor público e na iniciativa privada, nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente. Todas essas atividades, tão essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade, são objetivos de formação dos quatro novos cursos de doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para 2025.
Um deles é o doutorado em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT). O curso é o único da área na região Sul do Brasil e tem como propósito melhorar o ensino e a imagem da matemática junto à sociedade, explorando tudo aquilo que influencia a prática dos professores de matemática.
O Programa tem como público-alvo professores que ensinam matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, além de licenciados em outras áreas do conhecimento com interesse em pesquisar a Educação Matemática. “Temos concentrado as atividades do PPGEMAT nas quintas e sextas-feiras, buscando possibilitar uma organização de horários para estudantes trabalhadores, principalmente professores”, explica a coordenadora do PPGEMAT, Daniela Hoffmann.
Mais informações sobre o doutorado em Educação Matemática estão no site do PPGEMAT ou podem ser solicitadas pelo e-mail ppgemat@ufpel.edu.br.
Leia também: UFPel tem 4 novos cursos de doutorado
Reportagem e foto por Gabriela Silva – Jornalista/CCS