“Universidade popular” é tema de livro de autoria de professor da UFPel

O livro “Universidade Popular: concepção latino-americana de universidade”, de autoria do professor da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Esef) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Giovanni Frizzo, aborda as experiências na América Latina, durante o século 20, de organização e gestão dos espaços acadêmicos pela classe trabalhadora. A produção acadêmica contempla a atuação do movimento sindical e estudantil, da reforma universitária de Córdoba (Argentina), em 1918, até a Revolução Cubana de 1959.

O autor discute sobre a dinâmica histórica, da Universidade Popular, de locais e períodos distintos, pela análise dos processos de consciência da classe trabalhadora latino-americana. A obra, lançada em maio de 2024, é publicada pela Editora Instituto Caio Prado Jr.