Curso da UFPel aborda o “Patrimônio Rural através de Experiências”
Com a proposta de apresentar e valorizar o patrimônio cultural dos espaços rurais em Pelotas e região, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferece a segunda edição do curso “Descobrindo o Patrimônio Rural através de Experiências“. A atividade será ministrada em 3, 10 e 17 de dezembro, das 14h às 18h, no câmpus Porto. As inscrições são recebidas por formulário eletrônico até 1º de dezembro.
O curso busca ampliar o reconhecimento das expressões culturais pela sociedade, prática necessária para a preservação das tradições e das emoções ligadas ao patrimônio. A formação será ministrada pelo professor do curso de Museologia da UFPel José Paulo Brahm e pelo mestrando em Memória Social e Patrimônio Cultural Maurício Pinheiro.
A programação está dividida em três encontros, com temas desde os conceitos de museologia e patrimônio rural até estudos de caso e experiências com museus e comunidades locais. O Museu Etnográfico da Colônia Maciel (Museu Gruppelli) e o Museu Histórico de Morro Redondo servirão como exemplos de atuação das instituições culturais na preservação do patrimônio rural.
Os encontros serão realizados no prédio da UFPel conhecido como “câmpus 2” (rua Almirante Barroso, 1202), na sala 310. A participação no curso confere direito à certificação.