Hospitais Universitários promovem evento on-line sobre avaliação de tecnologia em saúde

A iniciativa busca promover a incorporação de novas tecnologias no sistema de saúde

O Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em conjunto com os Hospitais Universitários das Universidades Federais do Rio Grande (Furg) e de Santa Maria (UFSM), vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promovem o “1º Webinário em ATS RS”. A webconferência com intuito educacional será realizada na terça-feira (8), às 19h.

As siglas ATS RS referem-se à Avaliação de Tecnologia em Saúde” no Rio Grande do Sul. O evento visa a fortalecer e integrar os Núcleos de ATS (Nats) da Rede Ebserh no estado, com capacitação de profissionais, disseminação de boas práticas e estímulo à cooperação interinstitucional.

O evento busca proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências entre profissionais da saúde, estudantes e equipes de gestão e pesquisa com o interesse no tema e na implementação eficaz de novas tecnologias. Segundo a coordenadora do Nats do HE-UFPel, Priscila Weber, a Avaliação da Tecnologia em Saúde precisa ser desenvolvida de forma interdisciplinar: “Por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências diversas nesta temática, buscamos desenvolver as habilidades técnico-científicas dos participantes bem como estimular a prática da saúde baseada em evidência para a tomada de decisão no âmbito do Sistema Único de Saúde”.

O evento on-line contará com três palestras. “Estratégias de valor e economia da saúde no contexto brasileiro” será ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Ana Paula Etges, “Tecnologias em saúde e o SUS: registro, precificação, incorporação e judicialização”, pela professora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Medicina Translacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Daniela de Melo, e “Novas ferramentas para o diagnóstico de infecção latente por Mycobacterium tuberculosis: uma análise de custo-efetividade”, pela enfermeira do Hospital Universitário da Furg Fernanda de Souza.

Impacto e importância da ATS

A Avaliação de Tecnologias em Saúde é um processo que visa a assegurar que novas tecnologias na área da saúde sejam introduzidas de maneira segura e eficaz. O procedimento, baseado por evidências, analisa o impacto dessas inovações a curto e longo prazo, comparando-as com tecnologias já existentes. A ATS avalia aspectos como segurança, eficácia, efetividade e custos, abrangendo uma variedade de elementos, como equipamentos, medicamentos, protocolos de assistência e sistemas organizacionais.