“Arqueologia e Histórias indígenas” é tema de mesa-redonda no Museu Carlos Ritter
Como parte da exposição “A Terra Fala: Histórias e narrativas indígenas para um mundo em Crise”, no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia promoverá a mesa-redonda “Arqueologia e histórias indígenas de longa duração no Rio Grande do Sul“. A atividade será na quinta-feira (03), às 14h, no auditório do Museu (Praça Pedro Osório, 1, no centro de Pelotas).
A mesa-redonda incentiva a reflexão sobre a conexão entre as práticas indígenas ancestrais com o bioma Pampa. A programação destaca como essas práticas moldaram e preservaram a paisagem ao longo de milênios.
“A Terra Fala”
A Exposição “A Terra Fala” conta a história das comunidades que viviam em harmonia com o planeta, diferentemente das crises climáticas e ambientais que marcam o contexto contemporâneo. O trabalho arqueológico da UFPel narra a história de como esse vínculo foi interrompido com a colonização europeia, que introduziu outra relação com a natureza.
A compreensão indígena, a Terra como um ser dotado de vida e consciência, contrasta com a visão ocidental: a sua concepção como um recurso a ser explorado. O Museu exibe, dessa forma, uma crítica à visão hegemônica; propõe uma reflexão sobre as lições que os saberes indígenas oferecem para enfrentar a crise ambiental. O horário de visitação do Museu é das 13h às 18h30, de segunda a sábado