UFPel participa da XVII Assembleia Geral e do XIV Seminário Internacional do GCUB

Entre os dias 19 e 25 de setembro a UFPel participou da XVII Assembleia Geral do GCUB e do XIV Seminário Internacional do GCUB, além de reuniões com universidades estrangeiras a fim de firmar acordos de cooperação internacional, possibilitando aos nossos estudantes e servidores a participação em programas de mobilidade.

O Seminário, que versou sobre o tema “Cooperação Acadêmica Internacional: rumo a um mundo sustentável, inclusivo e multicultural”, reuniu reitores(as) e seus representantes a fim de promover a internacionalização das universidades associadas para Programas, Projetos e ações relacionadas à cooperação internacional.

Entre os aspectos tratados pelos palestrantes, destaca-se a inclusão envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade através da reciprocidade, criando pontes entre a academia e a sociedade civil, o que reflete na formação ideológica e na educação para a paz, independente de aspectos culturais e religiosos.

Outro aspecto interessante abordado em uma das mesas diz respeito ao uso da inteligência artificial, associando a necessidade de se fornecer o suporte tecnológico para adaptar o processo de ensino às necessidades e capacidades individuais. Segundo os palestrantes, ferramentas como livros, calculadoras, computadores e inteligência artificial deram à humanidade a capacidade de processar e compartilhar um maior número de informações com mais agilidade do que anteriormente às suas difusões.

No ensino da inteligência artificial, cabe: dar suporte aos estudantes no uso de aplicativos de IA; orientar estudantes e garantir que a IA seja usada de forma responsável em seus cursos; usar a IA para dar suporte ao planejamento de ensino, orientação e tarefas; considerar as possibilidades e limitações da IA ​​nas instruções para tarefas; encontrar exemplos de uso da IA ​​em seu próprio campo.

Sobre o GCUB
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) possui 103 universidades associadas, sendo 64 federais, 24 estaduais e municipais, 9 comunitárias e 6 estrangeiras.

Publicado em 30/09/2024, nas categorias Destaque, Notícias.