Enade 2024 abre prazos para Cadastro, Questionário, Atendimento Especializado e Nome Social

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), abriu na segunda-feira (2) o prazo para preenchimento do Cadastro de Informações Pessoais e do Questionário do Estudante Concluinte. Esta etapa, que se estenderá até 23 de novembro, é específica para concluintes de cursos de Licenciatura.  O preenchimento é realizado diretamente pelo Sistema Enade.

O Cadastro e o Questionário do estudante concluinte são fases obrigatórias da avaliação. Sem o seu preenchimento, o concluinte estará automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por ato do Inep, previsto para 1º de agosto de 2025, conforme o Edital do Enade 2024.

As respostas às perguntas do Questionário do estudante sobre “Organização didático-pedagógica”; “Infraestrutura” e “Oportunidades de Ampliação da Formação Acadêmica e Profissional” integram as notas que compõem a base de cálculo do Conceito Preliminar do Curso (CPC), indicador de qualidade para os cursos de graduação.

A prova do Enade, que é destinada a avaliar o rendimento acadêmico de concluintes dos cursos de graduação, está agendada para 24 de novembro, às 13h. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estudantes ingressantes e concluintes dos seguintes cursos de Licenciatura devem ser inscritos no Enade 2024: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia (presencial e a distância), Física, Geografia, História (presencial e a distância), Geografia, Letras (Português, Português e Espanhol e Português e Inglês), Matemática (Capão do Leão, Pelotas e a distância), Música, Pedagogia (vespertino e noturno) e Química.

Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social

De 2  a 8 de setembro, poderá ser realizada pelo concluinte a solicitação, pelo Sistema Enade, de duas situações: atendimento especializado e tratamento conforme o nome social. As especificações, com os atendimentos disponibilizados e os documentos necessários, estão informadas no Edital.

O Exame

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Consiste em uma prova realizada a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de conhecimentos gerais. A partir do Enade de 2024, os cursos de Licenciatura serão avaliados todos os anos, juntamente com os cursos de cada ciclo avaliativo.

O Enade é obrigatório nos cursos de graduação e condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados, nos termos do edital anual. Todos os estudantes ingressantes e concluintes habilitados das áreas e cursos a serem avaliados devem ser inscritos no Exame.

Apesar da obrigatoriedade de inscrição dos alunos ingressantes, estes não participam da prova. A sua regularidade é atestada pelo ato de sua inscrição pelo coordenador de curso. Já os estudantes concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o Questionário do estudante, dentro dos prazos exigidos.

Quem deve ser inscrito no Enade 2024?

Devem ser inscritos no Enade 2024 ingressantes e concluintes de cursos de licenciatura, em dois principais cenários. No primeiro caso, quem tenha iniciado o respectivo curso em 2024, esteja devidamente matriculado e tenha de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso, integralizada até 31 de agosto de 2024.

Já em relação aos concluintes, quem tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenha colado grau até 31 de agosto de 2024, ou que tenha previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025.

Para os casos de cursos com calendário acadêmico alterado em decorrência de calamidade pública provocada pelas enchentes e desastres climáticos no Rio Grande do Sul ou do movimento de greve, o estudante que tiver previsão de colação grau até 31 de outubro de 2024 é considerado como não habilitado ao Enade 2024. A sua situação, por consequência, torna-se automaticamente regular no Exame.

Quem “faz” a prova?

Os estudantes concluintes dos cursos avaliados no Enade 2024, devidamente inscritos pelas coordenações de curso.

Publicado em 02/09/2024, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Estudantes.