Formação para professores ingressantes terá nova edição em agosto

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a 14ª Formação de Professores Ingressantes da UFPel. A atividade será realizada, conforme o Calendário Acadêmico, entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024, no formato presencial.

O evento ocorre semestralmente e promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da docência no Ensino Superior.

O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo 1 realizado no turno da manhã e o Módulo 2 no turno da tarde. A formação ocorre de forma concentrada durante a semana e totaliza as 40 horas. Destaca-se que o cumprimento dessa carga horária de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) de maio de 2017.

O Módulo 1 apresenta questões estruturais da Universidade, bem como as pró-reitorias e coordenações. Esta ação é direcionada aos professores recém-chegados à casa, para conhecimento das diferentes unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a instituição. Já o Módulo 2 aborda temas pedagógicos que envolvam a carreira e formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.

Ressalta-se que esta formação está prevista no Calendário Acadêmico; nesse sentido, é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do programa de formação de ingressantes.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto. Elas podem ser realizadas neste link.

As atividades da formação são certificadas. Para receber o certificado, o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do módulo que se inscreveu. Todas as atividades ocorrerão presencialmente no Auditório Acadêmico da UFPel, localizado no Campus Anglo.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nufor.ufpel@gmail.com ou pelo telefone (53) 3284-4076.

Módulo 1

19 de agosto, das 8h às 12h
Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP)

20 de agosto, das 8h às 12h