Equipes de Futsal da UFPel se preparam para os Jogos Universitários Gaúchos

As equipes masculina e feminina de futsal da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão em fase final de preparação para os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), que serão realizados em Santa Maria no dia 3 de agosto.

Equipe Feminina

O evento marca o retorno do projeto de futsal feminino da UFPel, que estava inativo e agora volta com força total. Sob a liderança de Guilherme Silveira, o time feminino está se preparando para sua estreia nos Jogos Universitários Gaúchos. O treinamento inclui aquecimento com fisioterapia, preparação física e aspectos técnicos e táticos do jogo.

A equipe feminina conta atualmente com 16 atletas, nascidas entre 1997 e 2005, e uma comissão técnica composta por sete membros, incluindo o treinador, dois auxiliares técnicos, preparador físico, auxiliar de preparação física, fisioterapeutas e a coordenadora do projeto, professora Camila Borges Muller.

O projeto foi reativado com o objetivo inicial de competir nos JUGs. “A ideia era iniciar o projeto em maio, mas devido à crise climática e à situação de emergência que nosso estado enfrentou, foi adiado para 21 de junho”, conta o treinador. A partir dessa data, iniciou-se o processo seletivo de atletas e os treinamentos.

O técnico também destaca o desempenho da equipe que, apesar do pouco tempo de preparação, vem atingindo as metas estabelecidas. “O nível técnico da equipe tem sido muito bom, com uma evolução constante e mais rápida do que esperávamos. As meninas estão comprometidas, reservando as noites de quarta e sexta, e a tarde de sábado para os treinamentos, apesar dos dias desgastantes”, destaca Guilherme.

Equipe Masculina

Paralelamente, Guilherme Silveira também comanda a equipe masculina que, atualmente, é composta por 18 atletas nascidos entre 1991 e 2006 e conta com uma comissão técnica de oito integrantes. “Nos dividimos entre um treinador, dois auxiliares técnicos, um preparador físico, três fisioterapeutas e um responsável pela comunicação”, detalha Guilherme.

Reativado no início de 2023, o projeto de futsal masculino participou do JUGs no primeiro semestre e conseguiu garantir o terceiro lugar, além de participar do campeonato municipal no segundo semestre. A equipe tem o objetivo de conquistar uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que serão realizados em Brasília, em outubro.

Resultados

“Acreditamos que estamos ainda mais fortes e com grandes atletas distribuídos nas diferentes posições do jogo. Com um número e qualidade bons, conseguimos rodar o time de forma que não perdemos qualidade e também não levamos os atletas ao desgaste máximo, o que é essencial para o JUGs, uma competição com jogos consecutivos”, analisa o treinador.

O mesmo sentimento se estende ao estreante time feminino, de acordo com Guilherme: “Queremos competir com as equipes com projetos mais desenvolvidos, fazendo nossa parte jogo após jogo e crescendo durante a competição. Sabemos que é possível sair com o título e representar o Rio Grande do Sul no JUBs”, afirma Silveira.

O treinador também destaca a importância dos projetos de futsal para a comunidade acadêmica. “Podemos desenvolver grupos de estudos, pesquisas e levar o nome da universidade para toda a cidade. O projeto já revelou estudantes e profissionais para os principais times de futsal feminino do Brasil e do mundo”, ressalta. Entre os destaques citados por Guilherme Silveira estão Felipe Bonow (Popoto) e Rafael Villar, que atualmente compõem a comissão técnica do Stein Cascavel, um dos maiores times de futsal feminino do Brasil. Felipe, inclusive, foi convocado para a seleção brasileira sub-20 como auxiliar técnico.

Os resultados demonstram a importância do investimento em projetos como este e o impacto positivo que eles podem ter, não apenas na universidade, mas também na carreira profissional dos envolvidos. “Esses resultados mostram o quão longe o projeto pode chegar e levar o nome da UFPel”, conclui Guilherme Silveira.