Programa “Trilhas de Aprendizagem” é nova iniciativa do HE

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou nesta semana a avaliação de instrutores para o programa “Trilhas de Aprendizagem”. Este programa foi elaborado entre o Setor de Gestão do Ensino (SEGE) da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e as Unidades de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) e de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST), ligadas a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), e visa padronizar os processos assistenciais, qualificando o atendimento dos pacientes e aprimorando a experiência dos acadêmicos de graduação e residentes, por meio de um sistema estruturado de treinamento e desenvolvimento contínuo.

O principal objetivo do programa é criar uma rede de instrutores qualificados que possam treinar e capacitar equipe e estudantes, assegurando que todos estejam alinhados com as melhores práticas e padrões de qualidade no atendimento à saúde.

“Estamos comprometidos em oferecer um programa robusto de qualificação para nossos instrutores, incluindo treinamentos em metodologias de ensino, comunicação e avaliação de desempenho. Dessa forma, promovemos uma cultura de aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional”, afirma a chefe do Setor de Gestão do Ensino, Gabriela Klein Couto.

Neste primeiro momento, o programa será implementado no Bloco Cirúrgico e na Clínica Cirúrgica, como um projeto piloto afim de validar a metodologia. A ideia, com o tempo, é expandir o programa para todas as unidades assistenciais do Hospital.

O programa será implementado em várias etapas:
– Seleção de Instrutores: Os instrutores serão selecionados com base em sua expertise e experiência na área. O processo de seleção inclui avaliações de competências e análise de histórico profissional.
– Qualificação dos Instrutores: Os instrutores selecionados passarão por um programa de qualificação, que inclui treinamentos em metodologias de ensino, técnicas de comunicação e avaliação de desempenho.
– Capacitação de Colaboradores e Alunos: Após a qualificação, os instrutores começarão a treinar os colaboradores do hospital, acadêmicos de graduação e residentes. Os treinamentos cobrirão uma ampla gama de temas, desde habilidades clínicas até gestão e desenvolvimento profissional.

O programa traz benefícios tanto para os participantes quanto para o hospital como um todo:
– Melhoria na Qualidade do Atendimento: colaboradores e alunos mais bem treinados resultam em um atendimento mais eficiente e seguro para os pacientes.
– Desenvolvimento Profissional Contínuo: incentivo ao crescimento contínuo dos participantes, promovendo uma cultura de aprendizado e aperfeiçoamento.
– Integração e Colaboração: interação entre diferentes níveis de profissionais e estudantes favorece a troca de conhecimentos e a colaboração entre as equipes.

A psicóloga organizacional, Cristiane Paviani, chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, ligada a DivGP, salienta a importância da iniciativa: “Em nossa instituição, a implementação de um programa de trilhas de aprendizagem vai ser essencial para o desenvolvimento contínuo das habilidades de nossos colaboradores e alunos.  Ao oferecer um caminho estruturado para o aprendizado profissional, garantimos que todos estejam no mesmo nível de conhecimento sobre os processos e sempre atualizados com as melhores práticas e novas tecnologias, o que é crucial para manter nossa assistência de qualidade. Além de que a criação de uma cultura de aprendizagem contínua dentro da instituição incentiva nossos colaboradores e alunos a buscarem constantemente novas formas de aprimorar suas habilidades”.

A inscrição para seleção dos instrutores já foi realizada, conforme edital publicado em fevereiro deste ano; agora o programa se encontra na fase de avaliação destes. A próxima etapa será a de qualificação dos instrutores para seja iniciada a etapa de treinamento para os trabalhadores.

“A capacitação dos trabalhadores para as tarefas por eles desempenhadas é essencial para garantir que o trabalho seja executado com segurança. Ainda que todos os empregados possuam a formação necessária para assumir seus respectivos cargos, o Hospital Escola é responsável por garantir que todos os trabalhadores e acadêmicos estejam preparados para realizar os procedimentos de acordo com os padrões definidos pela instituição”, reforça o chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Felipe Camerini.

Publicado em 18/07/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.