Grupo representará UFPel no maior festival de dança do Brasil

A Universidade Federal de Pelotas estará representada na modalidade de dança coreográfica 40+ do maior evento de dança do país, o Festival de Dança de Joinville. A Cia. Turno 2, grupo de dança surgido a partir de projeto unificado voltado para a pesquisa e a criação artística, defenderá a coreografia criada por Malê Klee.

Na seleção do evento, o grupo obteve a sétima melhor nota na seletiva, dentre os 79 selecionados para diferentes espaços do festival voltados aos grupos compostos por pessoas acima de 40 anos. A apresentação ocorrerá no dia 19 de julho, às 14h.

Nesta terça-feira (9), ocorrerá, junto à acolhida dos novos estudantes do curso de Dança, ensaio aberto da coreografia que participará da mostra competitiva do Festival. A atividade ocorrerá às 20h30min, na nova sede dos cursos de Dança e Teatro, localizado na esquina das ruas Almirante Tamandaré e Alberto Rosa; o ensaio é aberto ao público.

Corpos experientes em cena

O projeto unificado Turno2, coordenado pelas professoras Daniela Castro e Eleonora Santos, pretende dar visibilidade aos corpos maduros que dançam cenicamente. Vem desenvolvendo um trabalho focado nas criações cênicas com bailarinas e bailarinos com mais de 40 anos, investigando estéticas e estratégias de composição cênico-coreográfica que valorizem e legitimem a potência do corpo experiente em cena.

Além dos propósitos acadêmicos de oportunidade de formação em torno da pesquisa, da extensão e do ensino, a Cia. Turno2 reforça vários vínculos com a UFPel. Ao mesmo tempo em que conta com integrantes da cidade, também é formado por pessoas da comunidade acadêmica (docentes, discentes e TAEs), que praticaram dança e que têm interesse em se perceber em cena e dançando, neste segundo turno da vida. Como exemplo, a coreógrafa do trabalho selecionado foi docente na ESEF/UFPel, sendo a pessoa que impulsionou a prática da dança na nossa Universidade.

Publicado em 08/07/2024, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Dança, Projetos Unificados.