Bolsistas da PRAE receberão aumento em agosto

O Programa Nacional de Assistência Estudantil, PNAES, é a fonte majoritária de recursos para a execução da política de assistência estudantil na UFPel. Em 2024, o valor previsto para investimento é de cerca de 16 milhões de reais.

O aumento varia entre 20 e 30%, dependendo do programa.

Os estudantes beneficiários do Programa de Auxílio Moradia (PAM) receberão acréscimo de aproximadamente 20% no subsídio, que passará dos atuais R$ 500,00 para R$ 600,00.

Bolsistas do Programa de Auxílio Deslocamento (PAD) terão um incremento que varia de 20 a 35% no valor recebido mensalmente. Desta forma, a faixa 1 de atendimento será de R$ 225,00, faixa 2 de R$ 350,00 e faixa 3 de R$ 475,00.

O Programa de Auxílio Alimentação para estudantes com Necessidades Alimentares Restritivas (PNAR) também receberá ajuste, por faixa de concessão, ficando as faixas com os seguintes valores: faixa 1 R$ 400,00, faixa 2 R$ 500,00 e faixa 3 R$ 700,00.

Também serão beneficiados com o aumento os beneficiários do Programa de Auxílio Pedagógico (PAPED), programa que não recebe seleção atualmente. Neste contexto, a PRAE está em vias de encaminhar novo texto normativo do programa para apreciação do COCEPE, ainda em julho corrente, prevendo a alteração, que é fixada via resolução.

O último aumento dos valores de recebimento em pecúnia havia sido concedido em maio de 2022, atendendo a demanda gerada após a Pandemia de Covid-19. O impacto financeiro pode ser mensurado durante os anos de 2022 e 2024, permitindo-se o estabelecimento de nova matriz para concessão e a revisão dos textos normativos. A demanda atende também o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel, revisado no ano de 2023, e faz parte dos objetivos específicos da gestão PNAES, que hoje atende a seis das nove linhas de atuação previstas no Programa Nacional de Assistência Estudantil.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Coordenação de Ingresso e Benefícios (CIB) pelo e-mail ci.prae.ufpel@gmail.com.

Publicado em 02/07/2024, nas categorias Destaque, Notícias.