UFPel será sede da etapa de handebol da 44ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos

Em parceria com a Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será sede da etapa de handebol da 44ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) no dia 27 de julho. A universidade, que em 2015 já havia sido palco de duas modalidades, este ano receberá as equipes de handebol de universidades de todo o Rio Grande do Sul, na disputa por uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), programados para outubro, em Brasília. Os jogos serão realizados nas instalações do SESI Pelotas e na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF).

Desde 2014, quando realizou sua estreia nos JUGs, a UFPel participa anualmente da competição, resultado da consolidação da política de esportes da instituição. Segundo o Prof. Mario Azevedo Júnior, Diretor da Divisão de Esporte da UFPel, a universidade passou a incentivar a criação de associações atléticas dentro dos cursos, dando continuidade aos Jogos da UFPel e, paralelamente, proporcionando a oportunidade para que atletas de destaque pudessem representar a universidade nos Jogos Universitários.

Durante esses anos, a UFPel conquistou títulos dentre as modalidades disputadas, como no basquetebol feminino, xadrez e handebol masculino – sendo este último campeão em duas edições dos JUGs, além de atletas da natação, tênis de mesa e atletismo que conseguiram se classificar e levar o nome da universidade para os Jogos Universitários Brasileiros.

Este ano, a UFPel conta com atletas nas modalidades de handebol, basquetebol, futsal, voleibol, judô, tênis de mesa e natação, na preparação para mais um JUGs. A etapa de handebol será realizada em Pelotas, no dia 27 de julho. As competições de atletismo, futsal, basquetebol, voleibol, xadrez e tênis de mesa serão realizadas na cidade de Santa Maria nos dias 3 e 10 de agosto. O judô e a natação serão sediadas na cidade de Porto Alegre, ainda sem data marcada.

Publicado em 27/06/2024, nas categorias Destaque, Notícias.