FORIPES-RS participa de reuniões para a reconstrução do RS

Na última sexta-feira (21), a reitora da UFPel, professora Isabela Andrade, que também é presidente do FORIPES-RS, participou de três importantes encontros junto aos reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do RS e aos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.

Houve reuniões entre reitores e reitoras das Universidades Públicas e Institutos Federais que compõem o FORIPES-RS com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e com o diretor-presidente da FAPERGS.

Posteriormente, a reitora participou do lançamento do edital para seleção pública de propostas para apoio financeiro à recuperação de emergência de equipamentos e ambientes de pesquisa no RS. O evento contou com a presença da Ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.

Nesta ocasião, também foi realizado o lançamento do edital Auxílio Emergencial para Mobilidade de Estudantes de Doutorado em resposta à emergência climática no Rio Grande do Sul. O objetivo é apoiar financeiramente, de forma emergencial, a mobilidade de estudantes de doutorado de instituições sediadas no estado, que devido à situação de calamidade pública, possam beneficiar a execução de seus projetos de pesquisa através da mobilidade para outras instituições gaúchas, de outros estados brasileiros ou de outros países, por um período determinado. O Auxílio Emergencial para a Mobilidade prevê a aplicação de recursos financeiros, com valor global de até R$ 1 milhão, provenientes do orçamento da FAPERGS.

Ainda na sexta-feira, Isabela Andrade apresentou ao senador Paulo Paim a proposta liderada pela ANDIFES em apoio ao FORIPES-RS para a criação do Centro Sul-Brasileiro para Previsão e Mitigação de Impactos de Eventos Extremos e Mudanças Climáticas. Ela também discutiu a proposta organizada pelas instituições gaúchas em parceria com as pró-reitorias de extensão, intitulada Chamada Humanitária – Programa Reconstrução RS.

Publicado em 24/06/2024, nas categorias Destaque, Notícias.