Governo Federal anuncia Novo PAC para as IFEs

A Reitora da UFPel, Isabela Andrade, participou na manhã desta segunda-feira (10) de reunião do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com reitores de Universidades e Institutos Federais em Brasília. A cerimônia iniciada às 9 horas no Palácio do Planalto, em Brasília, contou também, com as presenças do ministro-chefe da Casa Cívil, Rui Costa, e dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Na ocasião o Presidente Lula e o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para resolver questões relacionadas ao orçamento das instituições federais de ensino.

Os anúncios incluem a expansão e consolidação dos hospitais universitários, com investimento do Governo Federal em 8 novos, incluindo o Hospital Universitário da UFPel, a ampliação do programa de bolsa permanência para estudantes quilombolas e indígenas, a ampliação de orçamento neste mês com a complementação de R$ 400 milhões para custeio das Universidades e Institutos Federais.

A ministra Luciana Santos apresentou dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT. Os recursos do Finep estão sendo utilizados para promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na sua fala, a Reitora Isabela Andrade, na qualidade de Presidente do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (FORIPES-RS), salientou a importância do papel das Universidades e Institutos Federais no enfrentamento da crise climática que se abateu sobre o Rio Grande do Sul no último mês. As instituições de ensino foram fundamentais nas ações realizadas pelas prefeituras e pelo governo do estado. A Reitora ainda colocou mais uma vez à disposição as Universidades e os Institutos Federais para a reconstrução do estado.

Publicado em 10/06/2024, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.