Novo HE: presidente da Ebserh visita UFPel para iniciar obras do Ambulatório Central
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e seu Hospital Escola (HE) receberam, na última quinta-feira (11), a visita do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. Além de conhecer a realidade e as instalações da atual sede do HE, o líder da estatal que administra hospitais universitários federais esteve em Pelotas para a cerimônia de início das obras do novo Ambulatório Central da Faculdade de Medicina (Famed), consideradas como o marco inicial da construção do novo HE UFPel.
O ato simbólico ocorreu no canteiro da obra, localizado no complexo da antiga Laneira Brasileira, no bairro Fragata. A superintendente do Hospital Escola, Carolina Ziebel, definiu o início das obras como um momento significativo para Pelotas e para a região, visto que marca o primeiro passo para a realização do sonho da sede própria do Hospital Escola.
“Como egressa da Faculdade de Medicina da UFPel, dividi esse sonho com meus professores e agora divido com meus alunos”, afirmou. A gestora do hospital salientou que, de sonho, o novo HE evoluiu para um projeto, realizado de forma coletiva, a partir das demandas da comunidade acadêmica e refletindo as necessidades de atendimento à população da região. Carolina lembrou, ainda, que tal projeto foi legitimado pela sociedade, que o fez o projeto mais votado do plano plurianual do Governo Federal na área de infraestrutura em saúde.
Julieta Fripp, diretora da Faculdade de Medicina, unidade acadêmica responsável pelos ambulatórios, celebrou o comprometimento do presidente da Ebserh com a demanda do novo Hospital Escola. Ela também lembrou a complexidade da operação de um hospital de ensino, como o HE, que deve pensar a formação dos novos profissionais ao mesmo tempo em que promove a assistência aos usuários do sistema de saúde.
Ministro da Saúde nos anos de 2014 e 2015, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, iniciou sua fala destacando a resiliência das lideranças da Universidade Federal de Pelotas na busca pela sede própria do Hospital Escola. Também elogiou o fato de a Administração Central da UFPel sempre apresentar, junto ao pleito, um projeto concreto para o novo HE, algo que permitiu que a Universidade conseguisse a inclusão da construção nesta edição do PAC.
“Hoje estamos iniciando uma longa jornada, mas que irá se concretizar”, afirmou Chioro. O presidente da estatal disse acreditar que, caso tudo corra conforme o esperado, a ordem de serviço para o início das obras dos Blocos 1 e 2 do HE seja emitida ainda em 2024. “Temos R$ 265 milhões garantidos, que serão entregues conforme o cronograma da obra. Não dependeremos do orçamento [do Governo Federal]”, comentou.
“Sem qualquer dúvida, podemos afirmar que hoje damos início oficial à construção do nosso tão esperado Hospital Escola da UFPel”, disse a reitora da UFPel, Isabela Andrade, em sua fala no lançamento das obras. O projeto, segundo ela, não é apenas uma obra de concreto e aço, mas a materialização de um sonho que habita há quatro décadas o coração da Universidade.
Isabela reconheceu, em sua fala, o comprometimento e a parceria encontrados junto à Ebserh para a concretização dessa demanda.
“Este hospital não será apenas um edifício, mas uma fonte de esperança para muitos que, no futuro, buscarão nossos serviços em momentos de fragilidade e necessidade”, destacou a reitora. Finalizando sua fala, Isabela disse vislumbrar um futuro de entusiasmo, por saber que este é apenas o começo de uma jornada transformadora: “Juntos, continuaremos a escrever a história da UFPel e do Hospital Escola que agora, finalmente, sai do papel para se tornar uma realidade concreta em benefício de todos”.
Nova estrutura para o Ambulatório Central
Última demanda necessária para o início das obras de construção dos Blocos 1 e 2 da nova sede do HE, a nova estrutura do Ambulatório Central da Faculdade de Medicina terá uma estrutura com porte semelhante à atual, encontrada no espaço conhecido como “Paliteiro”. A mudança precisa ocorrer pois tal edificação será demolida para que sejam edificadas as novas instalações do Hospital Escola.
O espaço a ser erguido no complexo da Laneira contará com composição idêntica à atual, com 30 consultórios, cinco salas de orientação e uma sala de aula, além de espaços específicos para a farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI).
A obra ocorrerá com recursos da Ebserh, também contando com aporte de uma emenda parlamentar concedida pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS).
Visita à atual sede do HE e à Reitoria
A visita de Chioro à UFPel e ao HE culminou com o lançamento das obras; no entanto, a intensa programação do presidente da Ebserh em Pelotas iniciou com sua visita ao gabinete da reitora Isabela, ainda na manhã de quinta. Segundo ele, ele impôs-se a meta de visitar todos os hospitais da rede durante seu mandato; na véspera, Chioro esteve no Hospital Universitário da vizinha Universidade Federal de Rio Grande (HU-FURG).
Durante a reunião ocorrida no gabinete, Chioro definiu a construção da nova sede do HE como uma das principais ações da Ebserh neste novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Tenho certeza que esse projeto vai sair”, salientou, afinal, segundo suas palavras, este é um projeto prioritário para a rede.
Logo em seguida, a superintendente Carolina Ziebel realizou uma apresentação geral do Hospital Escola, citando a dificuldade logística causada pela estrutura fragmentada que se apresenta atualmente. O HE conta, nos dias de hoje, com 174 leitos, realizando mais de 400 internações mensais, além de 35 mil procedimentos ambulatoriais no mesmo período, sendo referência de alta complexidade para oncologia e maternidade. São cerca de 1,5 mil trabalhadores, além de ser campo de estágio para mais de mil estudantes de cursos de graduação e de residências médicas e multiprofissionais.
Após, o grupo deslocou-se para visitar as instalações do Hospital Escola, passando pelos setores administrativo e assistencial; também estiveram no Bloco 3 da nova sede, já em funcionamento; para finalizar o roteiro, Chioro e demais membros da comitiva estiveram no atual Ambulatório Central. Logo depois, já se encaminharam para o complexo da Laneira, onde ocorreu o ato de início das obras.