Segundo maior PAVE da UFPel ocorreu neste final de semana
O Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), processo seletivo seriado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorreu neste final de semana em diversos prédios da Universidade e escolas, em Pelotas. Com mais de nove mil inscritos somados em todas as etapas, a vigésima edição do PAVE foi a segunda maior da história, ficando atrás apenas da edição de 2019; considerando apenas a terceira etapa, esta foi a maior edição.
A avaliação desta edição do PAVE, segundo a chefe do Núcleo de Processos Seletivos da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Laís Basso, foi bastante positiva. Além do baixo índice de abstenção observado, ocorreram poucas ocorrências durante as provas. “Estamos recebendo diversos elogios sobre os conteúdos das provas e o tema da redação, que permitiu um texto mais autoral e original”, conta.
A CRA destaca, além disso, a participação dos diversos setores da Universidade envolvidos que concorreram para o sucesso na realização do certame, além do apoio de entidades externas, como a imprensa.
A organização do PAVE pretende divulgar, até o dia 14 de dezembro, o gabarito final das provas, após análise dos recursos. Os resultados devem ser liberados em meados de fevereiro. As inscrições para o próximo PAVE estão previstas para julho de 2024.
Primeira etapa
Mesmo com a chuva, centenas de estudantes compareceram aos locais indicados para a realização das provas no início da tarde de sábado. Antes mesmo da abertura dos portões, a movimentação em torno dos prédios já era intensa. Estudantes apreensivos, descontraídos e relaxados compuseram o cenário na volta dos locais de prova. Neste ano, participaram da primeira etapa do PAVE 3.675 alunos de diversas escolas de ensino médio de Pelotas e outras cidades, como Capão do Leão, Canguçu, Camaquã, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
Estudante de 16 anos, do Colégio São Pedro, da cidade de Rio Grande, Davi Nunes Furtado, acordou de manhã cedo para vir para cidade de Pelotas com o objetivo de realizar a primeira etapa do vestibular. Davi, que está confiante quanto a sua aprovação ao longo do processo seletivo, ainda está pensando qual curso irá cursar, se aprovado. “Eu ainda estou dando uma olhada nos cursos para saber qual que eu vou fazer. Como eu ainda tenho tempo, eu não vou tomar nenhuma decisão precipitada”, disse o estudante.
A mãe de Davi, Maria Furtado, professora da rede municipal de Rio Grande, veio acompanhar o filho na jornada em busca da aprovação no PAVE. Maria parabenizou a UFPel, ainda, pela iniciativa da Mostra de Cursos que ocorrerá na quarta-feira (6): “Acredito que é uma ótima oportunidade dos estudantes conhecerem profundamente cada curso para saber se eles se identificam ou não com aquela área”. A professora municipal também comentou sobre a pressão que os jovens sentem em escolher um curso para atuar profissionalmente no futuro: “Às vezes, por serem muito novos, entender o que eles querem pro futuro é algo que parece muito distante. Mas com essa oportunidade da UFPel com certeza a possibilidade de conseguirem achar o que querem como futuros profissionais é maior”, afirmou a professora.
A Mostra de Cursos ocorrerá no dia 6 de dezembro, no Ginásio da Escola Superior de Educação Física (ESEF), das 9h às 17h30min. Com o objetivo principal de auxiliar os estudantes do Ensino Médio na escolha quanto a graduação e profissão, o evento oferecerá a possibilidade dos estudantes de conhecerem um pouco dos mais de cem de cursos da UFPel, além de informações sobre formas de ingresso na Universidade, auxílios estudantis e o atual sistema de cotas utilizado pela instituição.
Embora os estudantes da primeira etapa tenham mais dois anos para decidir qual curso escolher, alguns já sabem o que querem cursar no futuro. É o caso da estudante Eduarda, de 16 anos, do Colégio Contemporâneo, de Camaquã, que já está decidida quanto ao seu futuro profissional, pretendendo cursar Gastronomia na UFPel, caso seja aprovada no processo seletivo.
Nesta edição, somada todas as ausências, a primeira etapa do processo seletivo do PAVE contou com uma taxa de abstenção de 10,3%.
Segunda etapa
Já a segunda etapa do PAVE ocorreu no domingo (3), com quase três mil alunos participando do processo seletivo (2.992). Por volta do meio-dia, a movimentação em torno dos portões de acesso aos prédios era bastante intensa com estudantes de diversas escolas de diferentes cidades do estado do RS, principalmente de Pelotas e região.
Essa edição ficou marcada como a maior edição do PAVE em relação à segunda etapa, com uma abstenção de apenas 4,5% dos estudantes.
Terceira etapa
A terceira etapa do PAVE, que também ocorreu no último domingo, foi a edição com maior número de inscrições, totalizando 2.350 estudantes. Essa etapa finaliza o processo seletivo e possui o maior peso, 50%, por isso, é considerada decisiva por muitos estudantes. Nesta etapa, ao realizarem a última prova, os estudantes devem definir qual a modalidade de concorrência e opção de curso da Universidade que pretendem cursar.
Apesar da pressão sentida pela maioria dos participantes na terceira etapa, a taxa de abstenção foi considerada baixa nesta edição: apenas 6,5% estiveram ausentes nas provas.
Mesmo com a maioria dos estudantes apreensivos em relação a etapa 3, Jean Morrone Martino, de 17 anos, estudante da Escola Manoel Vicente do Amaral, de Santa Vitória do Palmar, estava otimista em relação a prova e a sua aprovação no curso de Direito da UFPel: “Por meio do PAVE, espero conseguir a minha aprovação para a Faculdade de Direito”. O estudante também comentou suas expectativas em relação a prova final. “Espero que todas as minhas metas sejam alcançadas, tanto na redação quanto nas questões de marcar”.
Amigo de Jean, Adrian Bellettini Cruz, de 17 anos, que realizou a etapa 3, também estava otimista em relação ao resultado do processo seletivo: “Minha expectativa pela prova é de certa forma boa, espero desempenhar bem”. Jean, caso aprovado, cursará Engenharia de Controle e Automação.
Na terceira etapa do PAVE, para além das questões objetivas, o candidato precisa realizar uma redação, na qual os candidatos devem redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre um determinado tema. Este ano, o tema da redação foi “O papel da arte na formação da identidade cultural brasileira”, que surpreendeu muitos estudantes; porém, com a ajuda dos textos trazidos na prova, muitos afirmaram ter realizado uma boa argumentação e acharam o tema da redação acessível.