Projeto de inclusão digital nas bibliotecas da UFPel recebe recurso financeiro da Justiça Federal

A Coordenação de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) elaborou o projeto “Inclusão Digital: multiuso de tablets nas bibliotecas da UFPel” com o objetivo de promover a inclusão digital de acadêmicos e da comunidade externa, especialmente pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa recebeu recurso financeiro da Justiça Federal de Rio Grande para a aquisição de nove tablets.

Dentro da proposta, serão realizados encontros no auditório da Coordenação de Bibliotecas, com o intuito de incentivar o aprimoramento das habilidades informacionais dos participantes. Serão abordadas áreas como avaliação de informações, realização de pesquisas avançadas nas coleções e recursos digitais.

Durante o período não letivo, os tablets serão aproveitados para a capacitação informacional dos idosos da comunidade externa. Será realizado um pré-cadastramento para essa atividade. Nos encontros, serão oferecidas capacitações em alfabetização digital, avaliação de fontes de informação, pesquisa na internet, segurança on-line, entre outros temas relevantes.

“A inclusão digital desempenha um papel relevante na melhoria da qualidade de vida dos idosos, no aprendizado contínuo, na autonomia e na conectividade social. Para os acadêmicos, a inclusão digital tem um papel fundamental no desenvolvimento educacional e profissional”, observou o coordenador de Bibliotecas da UFPel, Fabiano Malheiro.

Com essa iniciativa, a Coordenação de Bibliotecas busca democratizar o acesso à tecnologia e proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos os envolvidos. Os tablets adquiridos serão instrumentos valiosos nesse processo de inclusão digital.

Antes da disponibilização dos tablets em 2024, o projeto de inclusão digital nas bibliotecas da UFPel irá promover a capacitação dos servidores e bolsistas envolvidos. Com essa preparação, espera-se que os servidores e bolsistas estejam aptos a auxiliar os acadêmicos e a comunidade externa, proporcionando uma experiência enriquecedora e acessível a todos.