Reitora da UFPel participa de encontro com Papa Francisco

A reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Fernandes Andrade, representou a instituição em missão promovida pelo Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB). Na ocasião, os dirigentes foram recebidos pelo Papa Francisco. O encontro do GCUB ocorreu de 20 a 22 de setembro, em Roma.

O GCUB é formado por 93 universidades brasileiras, sendo elas públicas – federais e estaduais – e privadas confessionais. Nessa missão, participaram 40 reitores e reitoras brasileiros.

No dia 20 ocorreu a primeira parte do encontro “Organizando a esperança”, evento que reuniu mais de 200 gestores de universidades da América Latina e Caribe para dialogarem acerca de desafios globais contemporâneos, como alterações climáticas, desemprego, injustiça social e migração. Além disso, houve uma ampla reflexão sobre como educação, ciência e tecnologia podem trazer esperança para o planeta e para a sociedade sob o olhar da justiça e da equidade.

No dia seguinte, os temas já tratados pelos reitores e reitoras foram levados para uma conversa franca com o Papa Francisco. “Ele manifestou que sem justiça social não se têm significativos avanços e que é necessário o investimento na formação de jovens lideranças no âmbito das Universidades”, conta a reitora Isabela. Na ocasião, foi entregue um ofício da UFPel, pelo qual a Instituição se colocou à disposição para o desenvolvimento de ações sociais e voltadas à comunidade.

Após, ocorreu reunião com o embaixador do Brasil no Vaticano, Éverton Vieira Vargas, que frisou temas de interesse como a paz internacional, a promoção da igualdade, a erradicação da pobreza, além do foco em conhecimentos tradicionais. Por fim, destacou ações previstas como seminários conjuntos entre as universidades a fim de trazer contribuições para a educação e para a cultura brasileiras.

No último dia de atividades, ocorreu a visita à Universidade Roma Tre. O grupo foi recebido pelo reitor Massimiliano Fiorucci e pelo pró-reitor de Internacionalização Giorgio Resta. Na oportunidade, foi manifestado o interesse na consolidação das redes universitárias, bem como na promoção de programas com dupla diplomação. Conforme o reitor Fiorucci, a Roma Tre é uma das universidades mais internacionalizadas da Itália. Na ocasião, a UFPel renovou o acordo do GCUB com a Universidade e apresentou as ações de internacionalização da UFPel ao reitor da Roma Tre.