Início do conteúdo

Workshop propõe percurso urbano para fotografar o patrimônio e postar na Wikipédia

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (Leur/ICH/UFPel) está promovendo o evento “Wikipédia e patrimônio cultural: Paisagens de um percurso urbano em Pelotas, RS”. A atividade ocorrerá no dia 16 de setembro, em dois momentos distintos: das 9h às 12h e das 14h30min às 17h30min.

O evento pretende fotografar o patrimônio cultural pelotense e adicioná-lo à plataforma Wikimedia Commons para ampliar sua divulgação em nível internacional. Todas as fotos carregadas concorrerão aos prêmios do Wiki Loves Monuments Brasil 2023. As atividades terão o intuito de trabalhar questões como a valorização do patrimônio arquitetônico, a importância da boa documentação e o potencial de plataformas colaborativas para a melhoria da informação que circula nacional e internacionalmente.

A ação é realizada pelo Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil, por intermédio da arquiteta Sandra Schmitt Soster, com organização da antropóloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMSPC/UFPel) Rossanna Prado Perez e coordenação do professor Sidney Gonçalves Vieira, do Leur (Departamento de Geografia, LEUR e PPGMSPC). O evento conta com o apoio do PPGMSPC/UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do ICH/UFPel.

Percurso Urbano
No sábado (16) pela manhã, às 9h, junto ao Altar da Pátria, no Parque Dom Antônio Zattera, se iniciará um percurso urbano. Durante a sua realização será percorrido um itinerário que irá passar pelos principais Focos de Interesse Cultural (FEICs) da Área de Interesse do Ambiente Cultural do Centro (AEIAC-Centro), nos termos definidos pelo 3º Plano Diretor de Pelotas. Durante o percurso haverá parada nas diversas estações para que se possa fazer a apresentação dos principais aspectos referentes à história, geografia, sociedade e patrimônio cultural dos lugares selecionados. Os participantes serão incentivados a fotografarem os aspectos que julgarem mais relevantes do percurso e das estações, com a finalidade de que tais fotos possam alimentar a plataforma Wikimedia Commons.

Registro Documental
Ainda no sábado, na parte da tarde, a partir das 14h30min, no Laboratório em Geotecnologias Aplicadas à Geografia (LABGeotec), no Campus 2 do ICH (Rua Almirante Barroso, 1.202), será realizada a segunda parte do evento, quando então a arquiteta Sandra Schmitt Soster ministrará uma oficina para que se possa fazer o carregamento das fotografias na plataforma Wikimedia Commons.

Faça sua inscrição: vagas limitadas
Tendo em vista a necessidade de uso de computadores o número de inscritos para participação no evento, na parte da tarde, será limitado em 40 participantes. Para fazer a inscrição, basta preencher o formulário on-line.

Mais informações
Os parceiros da Wikipedia, “Wikipédia Edit-a-thon”, já criaram uma página com mais informações sobre a atividade.

Sandra Schmitt Soster
Gestora GLAM e Cultura do WMB (2022-Atual). Doutora pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, com pesquisa intitulada “Gestão do Patrimônio Cultural brasileiro: Participação cidadã em políticas, processos e tecnologias”, em que analisa plataformas digitais com auxílio de atividades presenciais para a colaboração cidadã nas ações relacionadas ao patrimônio cultural (2022). Membro do Icomos-Brasil. Membro do Comitê Brasileiro do projeto Internacional “Reconnecting with your Culture”. Pesquisadora do Nomads.usp. [http://www.nomads.usp.br], Núcleo de Estudos sobre Habitares Interativos. Colaboradora do Laboratório do Ambiente (LabAm) (UFG) (2021-Atual). Membro coordenadora do projeto independente http://www.ipatrimonio.org (2017-Atual). Membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP) (2018-Atual). Colaboradora da Revista V!RUS (2012-Atual). Mestre em História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) (2014), com dissertação intitulada “Missões Jesuíticas como Sistema”, com financiamento FAPESP (Processo 11/04387-1). Graduada em Publicidade e Propaganda (2003) e em Arquitetura e Urbanismo (2008). Experiência acadêmica na área de patrimônio cultural, com ênfase em educação patrimonial, cultura digital, plataformas colaborativas, participação cidadã. ORCID https://orcid.org/0000-0002-9779-9079 ResearcherID: M-2454-2014