Retomada de frente parlamentar busca garantir mobiliário e equipamentos para novo HE

Com a divulgação da liberação de recursos para a construção do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lideranças envolvidas deste o início em prol da construção da nova casa de saúde voltam a se reunir com um novo foco. Agora, o objetivo é discutir o estado atual do projeto e mobilizar esforços para a captação de recursos destinados ao mobiliário e equipamentos do novo HE.

Para tanto, ocorrerá o relançamento da Frente Parlamentar em Apoio ao Hospital Escola 100% SUS, grupo que articula entre os parlamentares gaúchos apoio para a iniciativa. O evento ocorrerá na Sala João Neves Fontoura, localizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), em Porto Alegre (RS), na próxima segunda-feira (11), às 9h.

Para incentivar a participação de lideranças acadêmicas e políticas da região, a Universidade disponibilizará ônibus para transportar interessados até o local do evento. Interessados em participar da comitiva podem preencher formulário de inscrição neste link.

Mobilização em prol da saúde

A construção da sede própria do HE-UFPel é uma demanda da população da Zona Sul, que necessita de mais e melhores serviços de saúde na região. A nova sede prevê a construção de dois blocos, onde serão alocados os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e a internação hospitalar, junto a um bloco que já foi concluído, onde funcionam a unidade de Oncologia e outros setores.

Quando finalizados, os três blocos formarão um grande complexo de saúde com 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além novos e modernos serviços de apoio diagnóstico. O novo Hospital Escola será um centro de excelência em saúde, ensino e pesquisa, que beneficiará toda a comunidade.

Consciente da importância dessa demanda e da mobilização regional no entorno da pauta, em julho de 2018, como resultado da audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, foi instalada a Frente Parlamentar pela conclusão do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), sob a coordenação do deputado Zé Nunes (PT-RS), com o objetivo de viabilizar recursos para concluir a obra do novo Hospital Escola. A partir da promessa do repasse do valor por parte do Governo Federal, o grupo volta-se, agora, para a necessidade de captar valores para a aquisição de móveis e equipamentos para o hospital.

Publicado em 05/09/2023, na categoria Notícias.