Professores da UFPel são contemplados com o prêmio “O Futuro da Terra”
Quatro professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram contemplados na 27a edição da premiação “O Futuro da Terra”. A distinção ocorreu na noite de segunda-feira (28), na Casa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), na Expointer. O prêmio, promovido pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), tem por objetivo reconhecer profissionais que se destacam nas áreas da pesquisa, da ciência e empresarial, que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação do meio ambiente com práticas inovadoras, de forma a contribuir, também, com o desenvolvimento sustentável.
No total, onze pessoas foram premiadas nas categorias: Prêmio Especial, Preservação Ambiental, Cadeias de Produção e Alternativas Agrícolas, Inovação e Tecnologia e Startup do Agronegócio. Os quatro professores da UFPel foram premiados nas seguintes categorias:
Prêmio Especial: Moacir Cardoso Elias
Preservação Ambiental: Márcia Foster Mesko
Inovação e Tecnologia Rural: Sibele Borsuk e Elessandra da Rosa Zavareze
O prêmio “O Futuro da Terra”, criado no ano de 1997, utiliza critérios técnicos para a seleção dos agraciados. A indicação dos premiados ocorre por participação do meio público e privado com atuação no agronegócio e na área de ciências agrárias das instituições de ciência e tecnologia do Estado. A escolha dos candidatos ao prêmio é feita através de uma comissão especial, formada pelo comitê de ciências agrárias da Fapergs e por convidados.