UFPel oferece oportunidades de ensino para estudantes da Nigéria
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) integra o Programa FAUBAI-FARA de Bolsas para Estudantes e Pesquisadores Africanos em Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Essa iniciativa é coorganizada pelo Forum for Agricultural Research in Africa (FARA) e pela Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Com o apoio do Tertiary Education Trust Fund (TETFund), até 5000 bolsas serão oferecidas para estudantes e pesquisadores de diferentes níveis, incluindo Mestrado, Doutorado, Doutorado sanduíche e Pós-Doutorado da Nigéria.
No contexto dessas ações, a UFPel apoiará ofertando oportunidades de formação e pesquisa. Atualmente, a UFPel dispõe de 11 vagas para Mestrado, 9 vagas para Doutorado, 11 vagas para Doutorado sanduíche e 10 vagas para Pós-Doutorado, com foco nos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, Veterinária, Microbiologia e Parasitologia, e Química.
As atividades acadêmicas presenciais estão programadas para ter início em 2024. Além disso, como parte do compromisso da UFPel em proporcionar uma experiência acadêmica enriquecedora, 3 disciplinas remotas estão sendo oferecidas aos candidatos ao programa FAUBAI-FARA:
1. Special Topics in Organic Chemistry (40 vagas), ministrado pelo Prof. Dr. Haroon ur Rashid (PPGQ);
2. Scientific Writing (62 vagas), ministrado pelo Prof. Dr. Rafael Ratto Moraes (PPGO);
3. Academic Reading and Reading in Portuguese (20 vagas), ministrado pela Profa. Dra. Helena Selbach (Português para Estrangeiros do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF/UFPel) e Programa Português Para Estrangeiros (PPE) da UFPel).
Esta iniciativa visa fortalecer a internacionalização dos programas de pós-graduação na UFPel, promovendo a cooperação entre o Sul global. Além disso, a UFPel objetiva contribuir para o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e crescimento agrícola na África, continente com o qual a UFPel compartilha acordos internacionais e esforços conjuntos em diversas áreas de pesquisa.