Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do MEC realiza visita técnica à UFPel

Representantes da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) realizaram uma visita técnica à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A comitiva do MEC foi recepcionada pelos membros da administração central da UFPel, em um encontro no Gabinete da Reitoria, na manhã da última quarta-feira (9).

O objetivo da visita foi conhecer de perto as atividades desenvolvidas na Instituição, com destaque para as ações do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA), coordenado pela professora Rita Cóssio. O encontro contou com a participação do diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Décio Nascimento Guimarães, do coordenador-geral de Políticas da Educação Especial, Marco Melo Franco, e da professora Fernanda Luiza Cardoso.

Em sua fala, Décio enfatizou a importância do fortalecimento das políticas de acessibilidade e inclusão no âmbito das instituições educacionais. “Fazemos um apelo para que a UFPel intensifique as políticas de acessibilidade e inclusão, a fim de reformular a estrutura das nossas universidades sob essa ótica. Precisamos romper essa ausência na estrutura das organizações e combater o capacitismo estrutural que é histórico”, disse.

A professora Rita Cóssio, informou que a visita tem um cronograma intenso de trabalho e ressaltou a necessidade de proporcionar visibilidade e condições adequadas para a participação de pessoas com deficiência em todos os setores da universidade. “Precisamos reconhecer a importância de existir, de ser ouvido e de pertencer. Com frequência pensamos para as pessoas e não com elas”, destacou.

Por sua vez, a reitora Isabela Andrade destacou a importância de receber a comitiva na UFPel, o que demonstra que a temática da acessibilidade e inclusão está recebendo a devida atenção por parte do MEC. “Ao recebermos a visita do MEC para conhecer e se familiarizar com as atividades que estamos desenvolvendo, sentimos uma satisfação em relação ao reconhecimento e apoio ao fortalecimento das iniciativas de acessibilidade e inclusão promovidas pela Universidade. Além disso, a perspectiva de ampliar as ações conjuntas é motivo de comemoração”, afirmou.

Publicado em 10/08/2023, na categoria Notícias.