Projeto do novo Hospital Escola pode ser votado como prioridade junto ao Governo Federal
O projeto de construção da sede própria do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas pode ser votado como prioritário junto ao Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. A votação pode ser feita até o dia 14 de julho, por meio deste link; qualquer cidadão pode participar, basta possuir conta na plataforma gov.br.
A construção da sede própria do HE UFPel é uma demanda da população da Zona Sul como um todo, que necessita de mais e melhores serviços de saúde na região. A nova sede ainda prevê a construção de dois blocos, onde serão alocados os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e a internação hospitalar, em área junto à Faculdade de Medicina. Eles se juntarão ao Bloco 3, já uma realidade em funcionamento desde 2020, onde estão a Unidade de Oncologia, Atenção Domiciliar e áreas administrativas, de ensino e pesquisa.
Quando concluído, o novo HE UFPel terá 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além novos e modernos serviços de apoio diagnóstico.
O projeto completo pode ser acessado neste link.
O Hospital Escola da UFPel é uma instituição de ensino, pesquisa e assistência à saúde referência no sul do Brasil nas áreas de oncologia, cuidados intensivos adulto e neonatal, tratamento de HIV e gestação de alto risco. É campo de prática de ensino, pesquisa e extensão para dez cursos da área da saúde da UFPel. Presta atendimento à população de 21 municípios da Zona Sul do Estado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 70% da estrutura física de internação e serviços estão em prédios locados, o que, além de comprometer a capacidade de atendimento, gera custos com locação e deslocamento, devido à distância física entre os prédios.
Plano Plurianual
O Plano Plurianual é um documento que está previsto na Constituição de 1988. Elaborado a cada quatro anos, no primeiro ano de mandato do presidente, define metas, diretrizes e programas do Governo. Em 2023, ele será elaborado com apoio aberto da população por meio da plataforma Brasil Participativo, proporcionando a participação da sociedade por meio de conselhos participativos e organizações, mas também de forma direta pela população, por meio dos meios digitais.
Cidadãos poderão acessar todas as informações sobre a elaboração do PPA 2024-2027 na página do PPA Participativo no site da Secretaria-Geral da Presidência da República e no site do Ministério do Planejamento e Orçamento.