Minicurso online debate a Política Externa no Brasil Contemporâneo

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do programa de Pós-Graduação em História (PPGH), disponibilizou a segunda edição do minicurso online sobre “Política Externa no Brasil Contemporâneo”, produzido pelo doutorando Mateus Santos como produto dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos (LABGRIMA).

Desenvolvido sob a supervisão do professor Charles Pennaforte, o minicurso “O Brasil que sai das urnas em direção ao mundo: desafios do novo Governo Lula na Política Externa (fundamentos históricos e historiográficos)” aborda os desafios, os limites e as possibilidades acerca da estratégia de reativação da chamada Política Externa Altiva e Ativa no terceiro mandato de Lula. Tal perspectiva de mudança na Política Externa se apresenta como uma condição necessária, porém insuficiente frente ao quadro doméstico e internacional.

Dividido em duas partes, o minicurso explora tanto os fundamentos teórico-metodológicos para o estudo da Política Externa Brasileira (PEB) e sua evolução na Nova República, quanto a análise da PEB após 2016 e as perspectivas frente ao novo governo Lula. Os vídeos das partes do curso podem ser acessados nos seguintes links:

Parte I (Fundamentos teórico-metodológicos para o estudo da PEB e a PEB na Nova República)

Parte II (A PEB após 2016 e as perspectivas frente ao novo governo Lula)

O minicurso foi produzido como parte das atividades do I Seminário do Laboratório de Estudos do Tempo Presente da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado em 21/06/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags história, PPG História, Programa de Pós-Graduação em História.