Reitoria recebe visita da deputada estadual Bruna Rodrigues

A reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, recebeu, na tarde desta segunda-feira (29), visita da deputada estadual Bruna Rodrigues (PcdoB-RS). Entre as pautas tratadas na reunião, estiveram parcerias em programas de extensão e o auxílio da parlamentar em pautas relacionadas ao Hospital Escola. Participou também da agenda o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro.

Logo no início do encontro, Bruna relatou que a vinda à UFPel faz parte de uma série de visitas que tem feito a instituições de ensino; a ideia, segundo a parlamentar, é poder fazer um debate sobre a importância da educação. Entre as pautas que vem buscando discutir, estão a alta taxa de evasão encontrada nas universidades desde o advento da pandemia, as oportunidades trazidas pela extensão universitária e a batalha antirracista.

O pró-reitor Eraldo lembrou que a UFPel tem fortalecido sua política de ações afirmativas, com foco para a reserva de bolsas de diversos tipos para pessoas negras ou indígenas. Isso, segundo ele, levou a um aumento substancial no número de afrodescendentes com pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado na região: “O número mais que dobrou”, disse.

No que tange à evasão, Isabela lembrou que a Universidade tem feito um trabalho no sentido da percepção, por parte dos cursos, de que é necessário concentrar as atividades em apenas um turno, além da ampliação da oferta noturna.

A deputada estadual fez questão de se colocar à disposição da Gestão da UFPel na busca por contatos junto a parlamentares federais no direcionamento de emendas que possam financiar atividades ou projetos da instituição. A reitora aproveitou a oportunidade para falar sobre a construção da nova sede do Hospital Escola. “Ele associa saúde e educação, duas das maiores demandas da sociedade brasileira”, explicou.

Publicado em 30/05/2023, na categoria Notícias.