Maquetes produzidas pela UFPel são tema de palestras em escolas

A sexta exposição de maquetes de bactérias, produzidas por estudantes da disciplina de fitopatologia do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), trouxe 23 maquetes ao público. A exibição, organizada pelo curso de Agronomia da UFPel, faz parte de  um projeto aprovado como ensino e extensão denominado “Modelos Didáticos de Microrganismos” que, a partir de junho, irá participar de palestras nas escolas, com o propósito de levar conhecimento aos estudantes acerca do mundo dos microrganismos. Além disso, serão doadas às escolas participantes as maquetes produzidas pelo curso.

O projeto pretende apresentar e fazer palestras  nas escolas de pré-ensino, fundamental e médio, de acordo com a especificidade de cada nível escolar, com a perspectiva de atender duas escolas por semestre, com o objetivo de propagar o conhecimento científico. De acordo com a coordenadora do programa, Andrea Bittencourt Moura Baccarin, os discentes que participarão das palestras e feiras irão passar por treinamentos para dialogar e ensinar os participantes nas apresentações feitas sobre o tema. A iniciativa tem como um dos objetivos promover o aprendizado entre os estudantes, de maneira que façam uso dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para construir modelos de bactérias causadoras de doenças em plantas, ampliando o seu conhecimento sobre os microrganismos.

Premiações

A sexta versão da Exposição de Maquetes de Bactérias ocorreu entre os dias 21 e 23 de março, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem). As maquetes construídas são expostas em uma sala dentro da Faem, aberta para o público, logo depois da exposição os criadores das maquetes concorrem a premiações nas categorias: voto popular, criatividade/originalidade e melhor representação técnica de uma bactéria fitopatogênica. Neste ano, quase 300 pessoas visitaram a exposição e puderam entender melhor sobre o mundo dos microrganismos. As estudantes Sthefani Victoria Ritter Peglow e Lavínia Bulboz Holz ganharam o prêmio de melhor maquete em duas categorias: voto popular e criatividade/originalidade. Na categoria de melhor representação técnica de uma bactéria fitopatogênica, os estudantes Glauber Martins Niemeier e Karen de Paula Gonçalves venceram o concurso de exposições.